Somos bem mais – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

03/08/2024 - 07:08

 

Tudo na vida pode ser e pode não ser, quem decide somos nós. Antes de entrar no assunto, quero contar que acabei de ler um livro magnífico: – “Sobre o sentido da vida”, esse o título, livro escrito por Viktor E. Frankl (1905/1997), que foi professor de Neurologia e Psiquiatria na Universidade de Viena. Esse cidadão foi também preso num campo de concentração da Alemanha, II Guerra Mundial, ele era judeu. Frankl conta nesse livro do emocional de pessoas em péssimas condições físicas, pessoas a poucas horas de morrer, de morrer por maus tratos, inanição ou na câmara de gás. Mesmo assim, muitas dessas pessoas, contou Frankl, viviam uma vida emocional admirável, como se não estivessem a cada minuto à beira da morte, pessoas fisicamente no pior possível para um ser humano, mas… Com cabeças iluminadas, eivadas por uma fé especial, vivências incompreensíveis para muitos de nós, aqui, agora, numa boa… Vim até aqui para dizer que dia destes transcrevi uma frase que foi dita ao Flamengo quando o Flamengo estava mal no campeonato nacional. A frase era esta: – “O Flamengo é uma Ferrari e está jogando como um fusquinha”. Frase engraçada, mas… Grosseiramente errada. Tive um fusquinha, andei por todo o Estado de Santa Catarina, viajei para palestras, para apresentar programas na tevê, participei de festas, andei para lá e para cá com um fusquinha. Nunca fiquei na estrada, mas… Na sociedade dos otários da exibição é isso, fusquinha é sinônimo de pobreza. E dizer o que de pessoas que têm grandeza potencial e andam pela vida como moscas tontas? As mosquinhas que me desculpem o exemplo. Todos temos as tais “Ferraris” dentro de

nós, temos mais das vezes em estado potencial, isto é, capacidade de vir a ser. Andamos como motores 1.0 quando bem podemos voar, no bom sentido. Sentados chorando pitangas, dizendo-se pobre, discriminado, sem ajudas, sem isso nem aquilo. Nem vou dizer que a esse tipo de gente o que falta na verdade é vergonha na cara. Todos, sem exceção, podemos muito, podemos o que nem imaginamos. Claro, falo das pessoas com saúde. Se a pessoa tiver saúde tem tudo, o mais é fiasco da covardia, da acomodação, o que está faltando na verdade é um “fusquinha” em sua vida, o carro que não para na estrada…

 

MUDANÇAS

O que é certo, garantido na vida? Nada. Há vivências que desejamos eternas conosco, outras que desejamos que desapareçam logo… Já foi dito, há milênios, que a vida é sinônimo de mudança, não há nada fixo. Incontestável. Razão para vivermos intensamente nosso momento no aqui e agora, lutar pelas mudanças, viver os bons momentos, mas… Nunca ignorar as mudanças desagradáveis, inevitáveis e naturais na vida. Tudo bem agora? Pulos.

 

ELES

Eles quem? Os bichos, os bichos que são estupidamente chamados de “animais”. Animais são os “racionais” que ferem, machucam, matam bichos para exibições circenses ou uso criminoso em esportes que de esportes nada têm. Isso tem que acabar. A ONU e as nações civilizadas têm que bater na mesa e acabar com esse abuso com os bichos indefesos. Safados,

bandidos os que fazem isso, mas o que é de vocês está guardado, guardado “lá embaixo”…

 

FALTA DIZER

Os sábios milenares já diziam que “Se queres prever o futuro, estuda o passado”. Ah, é? Então, o futuro do Brasil é um desastre infernal, afinal, estudando o passado das eleições no Brasil pode-se ter “certeza” do futuro: uma cratera sem fundo… Esperança? Só com uma revolução… Cultural.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.