Serviço de Famílias Acolhedoras promovendo humanização

Foto: Divulgação

Por: Editorial

30/08/2023 - 06:08

 

O serviço de famílias acolhedoras é uma iniciativa que tem como objetivo proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade ou violência. Essas famílias, voluntárias e devidamente capacitadas, abrem suas casas e corações para receber essas crianças, oferecendo-lhes cuidado, afeto e um lar temporário, mas, digno.

Esse tipo de serviço tem se mostrado uma alternativa eficaz e mais humanizada do que o tradicional acolhimento institucional, pois permite que as crianças e adolescentes vivam em um ambiente familiar, com rotinas e vínculos afetivos mais próximos. Isso é fundamental para o desenvolvimento saudável e o bem-estar emocional dessas crianças, muitas delas traumatizadas.

As famílias acolhedoras, além de oferecerem um ambiente seguro, também desempenham um papel essencial na reintegração dessas crianças à família de origem, sempre que possível. É importante ressaltar que o Serviço de Famílias Acolhedoras não busca substituir a família de origem, mas sim, proporcionar um apoio temporário necessário para garantir a dignidade das crianças.

Entretanto, para que este serviço seja efetivo, é fundamental que haja um trabalho conjunto entre os órgãos responsáveis pela proteção à infância e juventude, as famílias acolhedoras e a própria família de origem. É necessário oferecer suporte técnico, acompanhamento psicossocial e garantir que todas as partes envolvidas estejam comprometidas com o bem-estar e o interesse superior da criança.

Consciente dessa realidade, a Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul inicia uma campanha para maior adesão ao Serviço de Famílias Acolhedoras. Atualmente, 10 famílias estão cadastradas, mas o objetivo da pasta é ampliar esse número. Veja detalhes em nossa matéria.