Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ser fiel a si mesmo – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

06/05/2023 - 06:05 - Atualizada em: 08/05/2023 - 12:24

Frases vivem me piscando o olho. Só elas… Pois acabo de ser “piscado” por uma frase atribuída à falecida cantora de soul americana, Aretha Franklin. Mastiguei, mastiguei, mas não engoli a frase da Aretha. E pela singela razão de que a frase tanto é boa quanto perigosa. A frase é esta: – “Seja fiel a si mesmo, e você irá longe”. Exemplos pessoais são suspeitos, senão perigosos, mas vamos lá. Tive muitos convites ao longo da vida profissional, especialmente “tentadoras” propostas políticas. Sempre disse não. Preferi manter o meu voto de pobreza, que é, aliás, um dos preceitos de Cristo… Sem falar no não cair em tentação. Virtudes minhas? Desinteresses, digamos. Sempre gostei do que neste momento estou fazendo, jornal, mais os irmãos gêmeos, rádio e tevê. Ser fiel a si mesmo é frase perigosa porque, quase sempre, nos justificamos no que fazemos. E damos “provas” cabais de que estamos certos. Certos? Uma criança crescida em ambiente ruim terá o seu “período de molde” alicerçado a partir dos exemplos que a cercam. E assim o tempo todo na vida, somos muito dos que nos cercam… Quem não sabe que os exemplos educam? Ser fiel a si mesmo, ótimo, mas ter sempre um olho no padre e outro na missa, como se dizia lá fora. Sou o que sou, mas e daí? Preciso e devo melhorar, essa é a receita da vida a todos nós. Aliás, a agulha da bússola da nossa estrada da vida é o conhecimento. Aprender sempre, o tempo todo e… Descobrir o tempo todo que temos muitos vieses errôneos em nossos modos. Diante dos saudáveis alicerces morais não devemos nos trair, jamais deixar de ser fieis aos nossos pontos positivos. Nada pior na vida que os remorsos que nos veem puxar os pés à noite:

– “Ah, eu não devia ter feito, ah, eu fui muito burro, ah, eu caí em tentação…”. Agora é tarde. Sendo fiel a si mesmo você irá longe? Sim e não. Cuidado. O capeta que mais nos pisca o olho está sempre pronto, plantão 24 horas. Muitos se dizem fieis a si mesmos, mas… Infiéis a alguém que ficou em casa… Ser fiel é um grande negócio, sim. Para o autorrespeito e para a alma.

LAZER

O que é lazer? Depende da cabeça da pessoa. Para muitas é ler um livro, para outras é ouvir música orquestrada, para outros é cozinhar, enfim… Mas para certos tipos é matar por prazer bichos indefesos, quer dizer, mentes boçais. Acabei de ver no canal Empreender o anúncio de uma pousada que alardeava como grande coisa um lago de “Pesque e Pague”. Diga-me se pode, leitora sensível, um cara sair de casa para matar bichos indefesos como lazer… O que é deles está guardado, ô, se está…!

MULHERES

Se por um “milagre” o mundo ficasse privado das mulheres, os machinhos não subsistiriam por alguns parcos minutos. Sem dívida, mas… Psicólogos americanos descobriram que muitas mulheres “desejam” um filho guri só para contentar o marido, por elas gostariam muito de uma menina. Que horror. Bom, não vamos longe, aqui entre nós existem imbecis que dizem que filha mulher é uma “fraquejada”. “Caídos”…

FALTA DIZER

Ontem fiquei sabendo de uma mulher, 63 anos, (mais uma…) cuja filha foi morar na Austrália, aquelas maracutaias que os safados inventam para dar no pé e safar-se da família. Fiquei sabendo da felicidade dessa avó toda vez que vê a filha e a neta pelo “celular”. Que nojo desses filhos cretinos.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.