Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Senado analisa fim de reeleição no Executivo – Acontece SC

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/05/2025 - 08:05

Está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (14) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. Agendada para a última quarta (7), a votação da PEC 12/2022 foi adiada após um pedido de vista da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Além de propor o fim da reeleição, o relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), defende mandatos de cinco anos para prefeitos, governadores, presidente da República, vereadores e deputados estaduais, distritais e federais. Senadores teriam mandatos de dez anos. O substitutivo de Marcelo Castro prevê ainda a unificação das eleições para todos os cargos no país a cada cinco anos — tanto no Executivo quanto no Legislativo. O texto original foi proposto pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

Lenço

Em tom bem humorado, o governador Jorginho Mello postou vídeo nas redes sociais dizendo que “enquanto alguns choram, outros vendem lenço”. A fala é uma analogia ao foto de que, enquanto EUA e China discutem sanções comerciais, SC pode aproveitar e surgir como uma opção de fornecedor aos compradores norte-americanos.

Fórum

Nesta terça-feira (13), Jorginho Mello falou no painel “As relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos” dentro do Fórum Lide Brazil em Nova York. O evento também reúne outros governadores. Claudio Castro (RJ); Eduardo Leite (RS); Gladson Cameli (AC); Ibaneis Rocha (DF); Raquel Lyra (PE); Renato Casagrande (ES); Ronaldo Caiado (GO) e Mateus Simões (vice de MG).

Educação

O anúncio da nova secretária de Educação deve ser feito apenas na volta do governador Jorginho Mello dos Estados Unidos. O convite já foi feito à reitora da Unesc e presidenta da Acafe, Luciane Ceretta, que substituiria Aristisdes Cimandon. O ex-secretário deixou a pasta alegando questões de saúde, embora estivesse desgastado internamente.

Carol de Toni

Foto: Divulgação/Agência Câmara de Notícias

A deputada federal Carol De Toni (PL-SC) conquistou o primeiro lugar nacional na mais recente edição do Ranking dos Políticos, plataforma independente que avalia o desempenho dos congressistas. Ex-presidente da CCJ da Câmara, a parlamentar atualmente também ocupa o cargo de líder da Minoria e preside a Frente Parlamentar do Livre Mercado.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.