Semear na vida exige objetivo, tempo, paciência, determinação, ah, mas na hora da colheita não há prazer maior. Acabei de ver no canal SportTV exibições de garotas que estarão agora nas Olimpíadas. Olhamos as apresentações delas e parece-nos tudo normal, afinal, são atletas… Mas espere um pouco, para fazer o que elas e eles fazem é preciso antes de tudo, lá atrás, uma vontade, uma determinação, uma obstinação de várias e várias horas por dia para uma apresentação de alguns poucos segundos. Uma loucura o que as gurias, e os rapazes também, fazem nas suas apresentações, só que… Para chegar àquele ponto, Virgem Maria, são necessárias toneladas de suor. Vale para nós todos, aqui do lado de fora dos tatames, das quadras, das barras, do que for. Não há atalhos para o sucesso na vida, a pessoa pode, aparentemente, de um momento para outro abraçar o sucesso. Engano. Essa pessoa já andava dando voltas em torno de uma idéia, de um sonho, há bom tempo. Sinto-me constrangido, mas vou dar um exemplo meu. Um dia, pouco depois de eu ter me iniciado nas transmissões do rádio- esportivo, vi uma garota, de uns 15 anos, entrevistar jogadores de basquete do All Star, time americano que foi jogar em PortoAlegre contra o Grêmio Náutico União. Um repórter de jornal, após o jogo, gritou para mim, que acabara de narrar a partida, se eu falava inglês, ele queria entrevistar alguns jogadores do time americano. Respondi que não. Nisso, passou à minha frente uma garota, a tal garota de uns 15 anos. Ela parou e disse que podia ajudar, ela falava inglês. E fez as entrevistas. Eu, por perto, nem respirava, olhava para a guria e não acreditava. Sabes o que aconteceu depois dessa noite? Iniciei meus estudos de inglês noYazigi. Fiz o Yazigi e fui para o Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano. Estudei tudo o que podia e… Acabei como repórter da Voz da América, emissora oficial do governo dos Estados Unidos. Saio agora todos os dias para uma caminhada e… Fone nos ouvidos escutando uma palestra em inglês, tudo para manter a “forma” no inglês. Ouço, entendo tudo e fico feliz, tudo como resultado de uma obstinação que foi gerada por uma admiração, admiração por aquela garota. Ela mudou minha vida, por onde tu andas, lindeza?
SUMO
Todos temos que ter um sumo muito nosso. Um propósito que não pode depender de ninguém senão de nós mesmos. Achar que o casamento é tudo na vida… Pode ser uma boa, mas não deve ser a vida em si mesma. Vale para o trabalho como empregado, vale para tudo o que não estiver rigorosamente dependente da nossa vontade e possibilidades. Certo? E o seu “sumo” qual é?
VAZIOS
Minha formação em Psicologia tanto me faz bem quanto me derruba muitas vezes. Derruba pelas verdades que freqüentemente passam batidas pela maioria. Danação pura. Vejo todos os dias e de modo sem disfarces o quanto as pessoas, por maioria, andam vivendo vidas vazias. Vivem sem viver, falta-lhes um “sumo”, um propósito, algo que não dependa de ninguém senão da própria pessoa. Vida vazia é desespero. Maioria. E apontar dedos não resolve…
FALTA DIZER
Crianças e adolescentes não têm que “gozar” férias, têm que estudar o tempo todo e receber continuadamente regras rígidas de bom comportamento, ética, valores. Sem essas de férias escolares, férias lá na escola, não em casa. Em casa é leituras, trabalhos “domésticos” e muita corda disciplinar puxada. Só assim pode dar certo…