Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Segurança no trecho duplicado da BR-280 entre Jaraguá e Guaramirim será reforçada com melhoria na iluminação

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

28/03/2025 - 06:03

A instalação de iluminação na recém-construída passagem inferior sob a BR-280, que liga os bairros Recanto Feliz e Vila Amizade, foi reivindicada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ao secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper durante reunião esta semana.

Também participaram do encontro, o vereador guaramirense Osvaldo Pereira Barbosa e o ex-vereador Tiago Stoinski. Em resposta, o secretário garantiu que o investimento será realizado. A passagem integra a obra de duplicação do trecho de nove quilômetros entre Jaraguá do Sul e Guaramirim.

Além da iluminação do túnel, Comper também confirmou a instalação de uma passarela de pedestres nas proximidades da Uniasselvi, antes da ponte que separa os dois municípios, outra reivindicação levada pelas lideranças.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Segundo Dr. Vicente, são pleitos da comunidade, com foco na segurança de motoristas e pedestres, e que serão atendidos, conforme compromisso do secretário. “Tiramos a obra de duplicação do papel e vamos continuar fiscalizando, cobrando melhorias no projeto e a conclusão das demais obras pendentes, como o viaduto do Mannes”, destacou.

Fiesc quer ampliar atuação em Massaranduba

O prefeito de Massaranduba Moacir Kasmirski, esteve reunido, esta semana, com o vice-presidente regional da Federação das Indústria (Fiesc), Célio Bayer, para tratar de projetos em parceria nas áreas social e de capacitação para o setor produtivo. O encontrou contou ainda com a participação da secretária de Assistência Social do município, Estela Laiz Nones Laffin, e da coordenadora de operações da Fiesc no Vale do Itapocu, Camila Heck Kretschmar.

A ideia é levar ao município projetos que o Senai e o Sesi, ligados ao Sistema Fiesc, já desenvolve na região, que possam potencializar o desenvolvimento econômico e social de Massaranduba na sua vertente industrial, como cursos de educação para o mercado de trabalho, via a qualificação de mão de obra que atendam setores fortes da matriz econômica do município. Segundo dados do Observatório Fiesc, na base econômica de Massaranduba o setor de serviços participa com 39,09%, seguido da indústria com 33,13%, administração (17,13%) e agropecuária (10,75%).

Foto: Divulgação/Fiesc

Corte no orçamento

O deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB-SC), que na semana passada ficou na vaga do deputado Carlos Chiodini (MDB), que deixou o parlamento para assumir a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Governo de SC, usou a tribuna do plenário da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (26), para criticar o corte de R$ 400 milhões no orçamento do DNIT, repassado pelo governo federal. O parlamentar destacou os impactos negativos que a medida pode gerar para Santa Catarina. Segundo o parlamentar, é imprescindível que as obras avancem, como é o caso da duplicação do Morro dos Cavalos – um dos principais gargalos logísticos de SC –, da duplicação da BR-280, que irá perder 50% do ritmo previsto, e das obras emergentes, como as vias marginais de Palhoça, que estão em fase final de validação e aguardam licitação. Para Vampiro, esta é uma pauta que precisa ser abraçada por toda a bancada federal catarinense.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.