A instalação de iluminação na recém-construída passagem inferior sob a BR-280, que liga os bairros Recanto Feliz e Vila Amizade, foi reivindicada pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) ao secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper durante reunião esta semana.
Também participaram do encontro, o vereador guaramirense Osvaldo Pereira Barbosa e o ex-vereador Tiago Stoinski. Em resposta, o secretário garantiu que o investimento será realizado. A passagem integra a obra de duplicação do trecho de nove quilômetros entre Jaraguá do Sul e Guaramirim.
Além da iluminação do túnel, Comper também confirmou a instalação de uma passarela de pedestres nas proximidades da Uniasselvi, antes da ponte que separa os dois municípios, outra reivindicação levada pelas lideranças.
Segundo Dr. Vicente, são pleitos da comunidade, com foco na segurança de motoristas e pedestres, e que serão atendidos, conforme compromisso do secretário. “Tiramos a obra de duplicação do papel e vamos continuar fiscalizando, cobrando melhorias no projeto e a conclusão das demais obras pendentes, como o viaduto do Mannes”, destacou.
Fiesc quer ampliar atuação em Massaranduba
O prefeito de Massaranduba Moacir Kasmirski, esteve reunido, esta semana, com o vice-presidente regional da Federação das Indústria (Fiesc), Célio Bayer, para tratar de projetos em parceria nas áreas social e de capacitação para o setor produtivo. O encontrou contou ainda com a participação da secretária de Assistência Social do município, Estela Laiz Nones Laffin, e da coordenadora de operações da Fiesc no Vale do Itapocu, Camila Heck Kretschmar.
A ideia é levar ao município projetos que o Senai e o Sesi, ligados ao Sistema Fiesc, já desenvolve na região, que possam potencializar o desenvolvimento econômico e social de Massaranduba na sua vertente industrial, como cursos de educação para o mercado de trabalho, via a qualificação de mão de obra que atendam setores fortes da matriz econômica do município. Segundo dados do Observatório Fiesc, na base econômica de Massaranduba o setor de serviços participa com 39,09%, seguido da indústria com 33,13%, administração (17,13%) e agropecuária (10,75%).

Foto: Divulgação/Fiesc
Corte no orçamento
O deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB-SC), que na semana passada ficou na vaga do deputado Carlos Chiodini (MDB), que deixou o parlamento para assumir a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Governo de SC, usou a tribuna do plenário da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (26), para criticar o corte de R$ 400 milhões no orçamento do DNIT, repassado pelo governo federal. O parlamentar destacou os impactos negativos que a medida pode gerar para Santa Catarina. Segundo o parlamentar, é imprescindível que as obras avancem, como é o caso da duplicação do Morro dos Cavalos – um dos principais gargalos logísticos de SC –, da duplicação da BR-280, que irá perder 50% do ritmo previsto, e das obras emergentes, como as vias marginais de Palhoça, que estão em fase final de validação e aguardam licitação. Para Vampiro, esta é uma pauta que precisa ser abraçada por toda a bancada federal catarinense.