Segurança de nossas pontes

Por: Editorial

12/03/2024 - 06:03

 

As chuvas e cheias são eventos climáticos regulares e característicos de nossa região. Isso requer, por conseguinte, uma atenção especial para com a segurança das pontes de concreto armado. A manutenção adequada e a realização de vistorias periódicas são essenciais para garantir a integridade dessas estruturas vitais para a eficiente mobilidade urbana.

 

O protocolo de segurança das pontes deve incluir a realização de vistorias técnicas especializadas, com uma periodicidade ideal que varia de acordo com a adversidade climática, a idade e o estado de conservação de cada uma dessas estruturas em particular. Os métodos de vistoria, notadamente das pontes de concreto armado, incluem inspeções visuais, ensaios não destrutivos, análises estruturais e monitoramento contínuo da integridade da estrutura.

 

Por meio dessas práticas, é possível identificar precocemente quaisquer sinais de fadiga, desgaste, corrosão ou danos que possam comprometer a segurança da ponte. Vale salientar que a segurança das pontes sempre deve ser prioridade máxima, cuja responsabilidade deve ser compartilhada entre os órgãos públicos, engenheiros especializados e a população em geral.

Em Jaraguá do Sul concluiu-se, nesse domingo (11), os trabalhos de vistoria em 13 pontes. O levantamento foi executado por uma empresa contratada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura. A primeira etapa do trabalho iniciou no dia 20 de fevereiro com avaliações estruturais e medições em pontos estratégicos. A intenção foi identificar o estágio de vida útil de cada ponte, eventuais falhas ou desgastes e emissão de respectivos laudos técnicos.