Esse desfecho já era aguardado desde o ano passado, quando o inquérito foi enviado à PGR pelo seu responsável, o ministro Alexandre de Moraes, que é inimigo do ex-presidente da República. Inimigo declarado. Um juiz, que deveria ser imparcial, tornou-se inimigo declarado de um líder popular. É o resumo dos tempos em que vivemos.
A Polícia Federal o indiciou com base nas narrativas produzidas pelo próprio Moraes. Simples assim. Golpe de 8 de janeiro?
E as armas? E os militares? E as forças armadas? Onde estavam? Então foram os brasileiros vestidos de verde e amarelo os golpistas, aqueles que não se dobram ante a ditadura já implantada neste país? A esmagadora maioria não estava lá para dar golpe nenhum.
Esse golpe não passa de uma ficção. Quem efetivamente produziu o golpe foram aqueles que ingressaram no Palácio do Planalto pelas mãos do Gabinete de Segurança Institucional. Existem as imagens.
Comparsas
Eles depredaram verdadeiramente, tudo em consonância com servidores públicos federais. Interessante que esses não foram identificados, nem procurados, nem intimados, nem indiciados, nem julgados e nem condenados.
Lorota
Ah, mas teve também a tentativa de assassinato do presidente Lula da Silva, do vice, Geraldo Alckmin e do próprio Alexandre de Moraes. Foi com um táxi, cara-pálida, também sem armas, sem mobilização. É algo patético. É algo ridículo. É vergonhoso.
Olhar
E agora, além dos brasileiros não estarem mais acreditando nessa conversa mole, nessa conversa fiada, a própria comunidade internacional já percebeu a armação.
Lobos e cordeiros
Aqueles que dizem que querem defender a democracia são justamente aqueles que estão a aviltá-la, desrespeitá-la, violentá-la, ignorando olimpicamente a Constituição, que prometeram defender e proteger, resguardar, longe disso.
Sociedade
Paulo Gonet, esse é o procurador-geral da República, que denunciou Bolsonaro. Quem ele é? Ele era sócio do IDP, Instituição Privada de Ensino Superior Brasileira, criada por Gilmar Mendes, ministro do STF. Tudo em casa, tudo em sociedade. Que maravilha.
Família
Depois, Gonet vendeu a sua parte pro filho de Gilmar Mendes. E foi justamente Gilmar Mendes quem sustentou seu nome para a PGR junto a Lula da Silva, que evidentemente atendeu. Quantas coincidências, não é mesmo?
CEP
Afinal de contas, o condenado foi descondenado por esse mesmo Supremo, do qual Gilmar Mendes é decano. Depois de quatro, cinco anos, o ministro Edson Fachin, relator do Petrolão, descobriu uma filigrana jurídica de que esse processo não devia estar ocorrendo no Paraná, mas sim no Distrito Federal, porque precisavam libertá-lo e restabelecer seus direitos políticos para a disputa eleitoral de 2022. Mas com Geraldo Alckmin de vice, claro.
Balaio
Sim, porque esse Supremo aí, tirando alguns ministros petistas, a maioria é liberal. É a turma de Fernando Henrique Cardoso, de Michel Temer, de Geraldo Alckmin. Aliás, Alexandre de Moraes foi subordinado do governo de São Paulo a Geraldo Alckmin.
Militante
Que espetáculo. Edson Fachin foi nomeado, depois de declarar voto na reeleição de Dilma Rousseff, por ela própria.
Ela, a pupila, o nome escolhido por Lula para sucedê-lo. É uma promiscuidade completa.
Ágape
Os ministros supremos iam jantar com o presidente na quarta, mas como a PGR apresentou a denúncia na terça-feira, não ficaria bem. Então decidiram adiar esse jantar. É um verdadeiro conluio esse consórcio Planalto e Supremo, que é seletivo nos seus encaminhamentos, nas suas decisões e nas suas sentenças.
Aos amigos
Os rigores da lei, em meio a ilegalidades e inconstitucionalidades, para os conservadores. Para aqueles com quem eles estão alinhados, aí deixa correr solto. Uma verdadeira vergonha.
O Brasil passa vergonha no exterior. Mas o cerco parece que está se fechando. Não apenas para Lula da Silva, mas também para o Supremo, sobretudo na figura de Alexandre de Moraes.