Se bem administrado, o Programa Mais Médicos é mais saúde

Foto: Divulgação

Por: Editorial

28/09/2023 - 06:09

 

Quando nos reportamos à saúde, a primeira carência estrutural que se apresenta é relativa à insuficiência de profissionais das mais variadas áreas da medicina, sobretudo, nas regiões de maior vulnerabilidade. A disponibilidade de médicos em algumas áreas do Brasil sempre foi um desafio.

O país sempre enfrentou desigualdades regionais e ineficiência de gestão pública na distribuição de profissionais de saúde, por uma série de motivos. Como forma de reverter este problema, o Ministério da Saúde lançou, recentemente, um novo edital com, pelo menos, 10 mil vagas em coparticipação de municípios.

De acordo com o Ministério, essa forma de contratação garantirá às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nas localidades. Esta medida integra o Programa Mais Médicos do Governo Federal, e, se bem administrado, certamente representará mais assistência e saúde para a população, o que é um dever do Estado.

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, buscando suprir as demandas locais, assim como, avançar na qualidade da saúde, tem se postado atenta às oportunidades do Programa Mais Médicos, trabalhando para captar mais profissionais médicos por meio dos editais lançados pelo Ministério da Saúde.

Para tanto, o município está credenciado para um contingente de vagas para médicos bolsistas do respectivo Programa, e está recebendo 22 novos médicos para integrar e reforçar a estrutura da saúde jaraguaense.

 

Notícias no celular

Whatsapp