Se aproxima a nossa tão esperada Schützenfest

Foto: divulgação

Por: Editorial

25/10/2023 - 06:10

Se aproxima o grande momento de celebração da cultura alemã, oportunidade para os moradores de Jaraguá do Sul e região se conectarem com suas raízes históricas e culturais, heranças deixadas pelos imigrantes que aqui se estabeleceram.

Oportunidade, também, para acolher turistas de todo o país, que vêm conhecer e vivenciar essa peculiar manifestação cultural festiva de nossa cidade. Obviamente, a festa tem em seu propósito a alegria e entretenimento, mas, também tem, em sua essência, simbologias que retratam união, fraternidade, tradição, orgulho e pertencimento.

Ela é, ainda, um meio digno de preservar e valorizar as raízes culturais da cidade, fortalecendo a identidade e a conexão entre os habitantes. Realiza-se, agora, mais um estágio que precede a grande festa.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultural, Esporte e Lazer, e a Comissão Central Organizadora (CCO) da 33ª Schützenfest, que acontece de 9 a 19 de novembro, informam que estão abertas as inscrições para os dois desfiles oficiais marcados para os dias 12 e 19 de novembro.

Poderão participar as sociedades e clubes de atiradores, grupos folclóricos germânicos ou não, instituições e entidades convidadas, devidamente caracterizados com respectiva indumentária ou outros elementos decorativos, que tipifiquem a cultura germânica.

Cada entidade deverá desfilar com número mínimo de 15 participantes. Mais detalhes sobre esta agenda, o leitor poderá conferir na matéria do edição OCP.