SC na rota da política – Claudio Prisco Paraíso

Foto: Divulgação

Por: Claudio Prisco Paraíso

03/07/2024 - 06:07

 

A semana promete ser movimentada em Santa Catarina. Desde terça-feira, no Sul do Estado, a Assembleia Itinerante, reúne em Criciúma praticamente os quarenta deputados estaduais. Projeto importante liderado pelo presidente da Casa, deputado Mauro De Nadal. Já na sexta-feira há a previsão, até agora nada foi desmarcado, da programação de Lula da Silva em Itajaí, que marcaria a retomada dos trabalhos do Porto a partir da atracação dos primeiros contêineres depois de um ano e meio de paralisação.
Essa é a expectativa.

Vamos para o município vizinho de Balneário Camboriú, onde, no sábado e no domingo, um evento internacional voltado para a discussão dos temas conservadores da direita, o CPAC, contará com a presença de Javier Milei, presidente argentino, bem como do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
Um detalhe: Milei vem de Buenos Aires direto para Balneário Camboriú, chegando no sábado e retornando no domingo. Nenhuma agenda com o presidente Lula.

 

Fora dessa

O líder hermano também já sinalizou que não vai participar, no Paraguai, da reunião de cúpula do Mercosul, na qual estará presente o presidente brasileiro. Milei deixa muito claro que não quer proximidade e muito menos papo com Lula da Silva.

 

Dupla

O presidente da Argentina vai ter reunião com Bolsonaro em Balneário Camboriú. Ou seja, as relações estão absolutamente estremecidas com o atual inquilino do Planalto.

 

Irredutível

Até porque Lula da Silva voltou a mandar um recado ao presidente argentino, que só toparia retomar as conversações, na verdade, deflagrá-las, com Milei, a partir do momento que ele pedisse desculpas pelo que ele falou acerca de Lula da Silva.

 

Corrupto e comunista

Ato contínuo à manifestação da deidade vermelha tupiniquim, o presidente argentino, muito rapidamente, mandou recado, já respondeu. Não tem retificação a fazer, ele ratifica tudo que falou. Que Lula é um corrupto comunista. E que não iria desmentir o que é verdade.

 

Água e óleo

De modo que essa relação definitivamente está momentaneamente comprometida. E assim como Lula não foi pra posse de Milei, e lá esteve Bolsonaro. Agora, na primeira visita ao Brasil, ele vem à Santa Catarina, atendendo o convite do governador Jorginho Mello. E se encontra com quem? Justamente com Bolsonaro. Nada de contato privado com o presidente que saiu das urnas.

 

Além-mar

Outro dado. Jorginho Mello tem viagem para Portugal. Ele deixa o Brasil no dia 7, domingo, depois do evento lá no Centro Evento de Balneário Camboriú.

 

Mauro lá

Quem assume o governo é o presidente da Assembleia, Mauro de Nadal. Fica uma semana na cadeira mais cobiçada do estado.

 

Perguntinha

E sexta-feira, dia 5? O governador iria recepcionar Lula da Silva, com quem não teve nenhum contato privado e reservado desde a sua investidura, ou melhor, da investidura de ambos, em 1º de janeiro de 2023?

 

Avaliando

A informação que chega do Centro Administrativo é que não há confirmação. A grande verdade é a seguinte: Lula demorou para vir a Santa Catarina.

 

Contramão

A seu turno, Jorginho demorou para pedir um encontro protocolar com o presidente no Palácio do Planalto. Nesse contexto e com o presidente vindo a Santa Catarina, Jorginho Mello estaria na obrigação institucional de recebê-lo. Por mais que sejam avantajadas as diferenças políticas, partidárias, eleitorais e até ideológicas, aí entra o componente administrativo e institucional.

 

Vocação

Lula da Silva chegaria a SC para retomar os trabalhos naquele que já foi o segundo maior porto em movimentação de contêineres do Brasil, na principal cidade catarinense, no que diz respeito à pujança econômica.

 

Expectativa

Daqui até o fim da semana, olhos voltados para a confirmação da visita presidencial. Em ela acontecendo, Jorginho Mello não tem saída. Teria que estar em Itajaí para receber o presidente. No sábado e domingo aí ficará à vontade com Bolsonaro e Milei.

 

Notícias no celular

Whatsapp