Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

SC Day coloca estado em nova fase, avalia Fiesc – Acontece SC

Foto: Divulgação/Fiesc

Por: Ewaldo Willerding Neto

21/11/2024 - 07:11

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, considera que o estado entra em nova fase em relação ao comércio e na cooperação com os países vizinhos a partir do SC Day, realizado em Santiago, no Chile. A iniciativa promoveu a aproximação entre 23 indústrias catarinenses e representantes de empresas chilenas durante o evento, que se iniciou na segunda-feira (18), em Santiago, e seguiu até quarta (20), com a participação de lideranças empresariais e do governador Jorginho Mello. “O SC Day é uma experiência inovadora da FIESC, focada no aumento do comércio com o Chile, país que importa de tudo e do mundo todo. Pela qualidade da indústria catarinense, o Chile pode comprar mais do nosso estado”, destacou Aguiar.

Importância

Aos investidores chilenos, o presidente da Fiesc observou que 8 das 10 principais empresas de alimentos do Brasil estão em SC. Além disso, SC é o 2º maior produtor e exportador de equipamentos elétricos do país, o 2º maior exportador nacional de compressores e motocompressores e o 4º maior produtor de máquinas e equipamentos do Brasil.

Via Lima

Na viagem ao Chile, o governador Jorginho Mello se reuniu com os dirigentes da empresa aérea Latam, que tem sede em Santiago. Na agenda, a intensificação de mais voos ligando SC a Lima, no Peru, ponto estratégico para as relações comerciais com a Ásia. Atualmente, Japão e a China são destinos de grande parte das exportações de proteína animal catarinense.

Representação

A 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece em Florianópolis desta quinta (21) até sábado (23), reunirá representantes dos estados do Sul e do Sudeste. Juntos, representam mais de 114 milhões de brasileiros, aproximadamente 56,5% da população, e respondem por cerca de 70% do PIB nacional.

Acolhimento familiar

Foto: Pixabay

A Fecam disponibilizou aos municípios catarinenses a Nota Técnica 03/2024, que apresenta orientações detalhadas para a implantação do Serviço de Acolhimento Familiar no estado. O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade de atendimento prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.