Saúde segue avançando em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Editorial

27/09/2023 - 06:09

 

Pesquisas dão conta de que um dos males com maior incidência de óbitos são as doenças cardiovasculares. No Brasil, são cerca de 14 milhões de pessoas acometidas de alguma doença cardiovascular, com aproximadamente 400 mil mortes por ano.

Portanto, qualquer investimento e avanço nesta área, serão sempre bem-vindos. Embora as inovações tecnológicas vêm se dando em todos os campos da saúde, o ramo da cardiologia é um dos mais demandados. Entretanto, a descoberta de novas tecnologias, métodos, procedimentos e medicamentos, têm garantido sobrevida com qualidade.

Vale ressaltar que, com o advento da Inteligência Artificial (IA), procedimentos robóticos com extrema assertividade já são uma realidade, tornando as práticas cirúrgicas muito mais precisas, menos invasivas, e proporcionando rápida recuperação. A realidade brasileira aponta que, numa escala de importância dos serviços públicos, o item considerado prioridade nº 1 é a saúde. Em Jaraguá do Sul não é diferente.

Por isso, mais um avanço importante merece enaltecimento: começaram, no município, as primeiras cirurgias cardíacas pelo Sistema Único de Saúde. Até então, pacientes da alta complexidade cardíaca, eram encaminhados para o município de Mafra.

Agora, com a autorização do Governo do Estado, para o início dos procedimentos cardiológicos, essa demanda passa a ser absorvida pelo novo Centro Cirúrgico do Hospital São José, inaugurado em março deste ano. Para viabilizar a estrutura, a Prefeitura destinou recursos na ordem de R$ 10 milhões. Seguramente, um investimento com retorno social inconteste.

 

Notícias no celular

Whatsapp