“Saúde das crianças”

Imagem divulgação dr. Vicente Caropreso

Por: Dr. Vicente Caropreso

13/05/2022 - 17:05

No mês das Mães vale umas dicas sobre a saúde dos bebês. Por isso, aqui vão uns conselhos para a sua criança ter uma saúde de ferro.

Amamente o seu filho pelo menos até os seis meses de idade

O leite materno além de ser um alimento completo contém células de defesa e fatores anti-infecciosos que têm a função de proteger o organismo dos pequenos, protegendo-os doenças infecciosas, alergias, obesidade e diabetes, além de conter nutrientes que trazem efeito positivo no aprendizado e no desenvolvimento da cavidade bucal.

Monte um prato colorido

A partir dos seis meses de vida, comece a introduzir a alimentação complementar com uma dieta bem equilibrada, incluindo leite, verduras, legumes, frutas, cereais e carnes brancas e vermelhas. No começo os alimentos precisam ser amassados em forma de papinha. A alimentação balanceada é fundamental para um sistema imunológico forte e a prevenção da obesidade. Evite oferecer refrigerantes, salgadinhos, doces e bolachas industrializados.

Respeite a soneca da tarde

Além do sono noturno, é importante que crianças de até cinco anos de idade tenham a soneca da tarde, pois ela melhora a produtividade da criança, diminui a irritação, ajuda no desenvolvimento cognitivo e melhora a coordenação motora. Segundo os especialistas, o sono no período da tarde é obrigatório até um ano e meio, e após essa idade fica a critério da criança escolher se quer tirar um cochilo ou não.

Mantenha a cartela de vacinação em dia

A vacina cria anticorpos contra bactérias e vírus que causam muitas doenças. Além disso, aumenta a produção de células defensoras protegendo o corpo das crianças inclusive contra outras doenças. Até os seis anos as crianças devem tomar um total de 12 vacinas para proteger contra tuberculose, Hepatites A e B, difteria, coqueluche, tétano, poliomielite, meningite, pneumonia, rotavírus, gripe, sarampo, caxumba, rubéola e varicela, entre outras.

Siga estas dicas e terá um bebê sadio, forte e esperto para alegrar a família.

Como o espaço é curto, na semana que vem tem mais.