Santa Catarina lidera ranking de empregabilidade

Foto: Julio Cavalheiro/ Secom

Por: Debora Volpi

24/11/2023 - 06:11

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acaba de divulgar os dados catarinenses da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). O estudo revela uma boa notícia: Santa Catarina é líder em nível de ocupação (65,3%) e de empregados com carteira assinada (87,8%) no terceiro trimestre. Em relação ao trimestre anterior, a população ocupada cresceu 1,1%, com 42 mil ocupados a mais.

A Pnad também destaca que houve crescimento da população ocupada em cinco das dez atividades econômicas no estado no terceiro trimestre de 2023. O grupamento informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (8,1%), com 36 mil pessoas a mais, teve o maior crescimento percentual e absoluto de pessoas ocupadas. Outros setores que avançaram foram serviços domésticos (6,3%), transporte, armazenagem e correio (5,4%) e alojamento e alimentação (3,0%).

 

Mais de sete mil vagas em aberto

Santa Catarina tem, atualmente, 7.335 vagas de emprego pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). As ofertas estão em todas as regiões e, englobam como pré-requisito desde nível fundamental a superior. Destas vagas, 269 são para pessoas com deficiência (PcD). interessados devem procurar uma das mais de 140 unidades do Sine. Para realizar o cadastro pessoalmente, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho.

Outra possibilidade é o acompanhamento das vagas via aplicativo do Governo Federal Sine Fácil, que pode ser baixado no smartphone ou tablet. Lá, o trabalhador poderá conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego. As mesmas funcionalidades também estão disponíveis no portal Emprega Brasil.

 

WEG mira na capacitação

O Senai/SP, em parceria com a WEG, anunciou o início dos cursos da Plataforma IoT WEGnology. A iniciativa visa capacitar profissionais para atender às crescentes demandas do setor industrial em relação à conectividade e à indústria 4.0. Atualmente, os cursos estão sendo oferecidos em diversas unidades do Senai/SP, proporcionando fácil acesso aos interessados em adquirir conhecimento e aprimorar suas habilidades na área de IoT.

Através da parceria, entre a WEG e o Senai/SP, é dado um importante passo na formação de profissionais qualificados para atender às crescentes demandas da indústria no contexto da IoT e da Indústria 4.0. A capacitação oferecida promete impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no setor industrial brasileiro.