Diz o ditado que – “Não devemos julgar as pessoas pelas aparências”. É há outro aforismo que diz que – “As aparências enganam”. Mas será que as aparências enganam quem estiver disposto a ver o que se esconde debaixo do poncho da vida das pessoas? É sabido que quem tenha olhos de perceber e ouvidos de escutar não cai em ciladas. Perceber é mais que ver, é traduzir o que está sendo visto, e escutar é mais que ouvir, é entender o que os outros dizem sem dizer… Estamos vivendo um momento em que a qualquer instante vai tocar a sirene do “salve-se quem puder”. E bem poucos vão poder. Crianças no passado era duramente advertidas por comportamentos, condutas que não visavam ao mal de quem quer que fosse, mas que não eram comportamentos adequados às pessoas educadas. Foi-se esse tempo. Quem sai para dar umas voltas com olhos de perceber e ouvidos de escutar, Santo Deus, não terá dúvidas, estamos indo para o Juízo Final. Homens vestidos de Homens é mais raro que gato latindo. Os caras saem de casa com suas mulheres e nem aí para as posturas. Todos de calções, que eles chamam de bermudas, braços, pescoços e pernas riscados, desenhos infantis tatuados no corpo… Nem pensam que daqui a pouco estarão velhos e enrugados, as tatuagens de borboletas de hoje vão virar morcegos tenebrosos… Barbas crescidas, conversas levianas e carrões na garagem, se possível caminhonetes robustas para compensar a fraqueza vital… E esses tipos, que jamais pegam um livro, são prepotentes com as mulheres e votam… Para o pior. Digo isso e me lembro do jovem Wesley de Jesus, baiano, de família paupérrima, mas… O garotão tirou o primeiro lugar no vestibular de Medicina da Universidade de São Paulo, o mais concorrido do Brasil. Foi agora, em dezembro passado. Será que algum “garotão” prepotente, de família “alta”, cara que passou pela vida estudantil fazendo provas de recuperação, será que algum desses vadios criaria caso com o Wesley? O jovem baiano tem na cabeça o único poder que se ergue altaneiramente como poder, o do saber. Ninguém está proibido de vestir-se como gente, mesmo sendo bem pobre, ninguém está proibido de ler jornais, livros, crescer, enfim, uma possibilidade de todos. De todos não, desculpe, possibilidade dos que são gente e buscam crescer.
CONSELHOS
Família classe média combalida ou pobre mesmo? Cuidado com os “amigos” dos filhos. Se esses amigos estiverem um degrau acima, do ponto de vista das prepotências e eventuais saldos bancários e cometerem um crime, comprovadamente um crime, não se iludam, o mais pobre vai pagar o pato, sozinho. Se tiver que pagar, “tem que pagar”, mas… Que não pague sozinho. Estamos numa sociedade de hipócritas e prepotentes, onde tudo pode ser comprado, até “inocências”.
VERDADE
Outra verdade que precisa ser repetida, muito repetida e que os sonsos não a usem mais para absolver canalhas: drogas não alteram o caráter. O sujeito de boa índole, de bom caráter, não vira bandido, não mata nem estupra por estar bêbado ou ter fumado maconha. Sem essa, parem com esses artifícios safados para salvar a pele de ordinários que são bandidos e usam de desculpas mais tarde diante do delegado… A Psicologia prova tudo.
FALTA DIZER
Muitos desocupados da vida, cabeças vazias, “depredam” com críticas ocas as escolas Cívico Militares. São as escolas que enfatizam a educação moral e cívica, a grande lacuna nas famílias de hoje, por maioria. Jovens prepotentes do bullying não se criam nas escolas cívico-militares. Críticos? Olhem-se no espelho!