Saldo da janela partidária

Por: Barão do Itapocu

06/04/2024 - 06:04

 

O saldo da janela partidária foi de prejuízo para algumas siglas e de reforço para outras. Podemos, PP e PSDB ficaram sem representação na Câmara de Vereadores. O PP perdeu as duas cadeiras que tinha, com a saída de Anderson Kassner, que migrou para o MDB, e Nina Maria Santin Camelo, que foi para o PL. Além disso, o Podemos perdeu Jonathan Reinke para o União Brasil e o PSDB perdeu Ademar Winter para o MDB.

O racha no Podemos

Como o Barão antecipou, o racha acertou em cheio o Podemos depois do anúncio da pré-candidatura de Manu Wolff à Prefeitura de Jaraguá do Sul. A sigla, além de perder o vereador Jonathan Reinke, viu sua nominata minguar. Ficou sem a maior parte dos nomes que compunham a nominata para eleição proporcional. Além de Reinke, saíram Vane Duarte, Vilmar Dallagnolo, Vilson Kuester, Rafael Koerich e Fabi Enfermeira. Eles se dividiram entre PSDB, MDB, União Brasil e PSD.

 

A conta
Com as mudanças na janela, a divisão na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul ficou assim: MDB com cinco cadeiras, Novo com duas, PL com duas, União Brasil com uma cadeira e PSD também com uma.

 

Foro
Caso o Supremo decida mesmo pela ampliação do foro privilegiado, a operação Mensageiro deve sofrer impactos. Os prefeitos que renunciaram aos cargos e tiveram os processos enviados à primeira instância verão os casos voltarem para a segunda instância. Por enquanto, o placar é de 5 a 0 para que a autoridade investigada responda no nível de foro que estava quando cometeu os supostos crimes.

Crise na Saúde em SC
Apesar de toda propaganda, a saúde em SC enfrenta sérios desafios. Hospitais de todas as regiões estão com a capacidade esgotada. Um problema e tanto para o governador Jorginho Mello resolver. A explosão de casos de dengue e de doenças respiratórias têm sobrecarregado o sistema de saúde. Em números gerais, Santa Catarina tem 1.301 leitos ativos, entre adultos, pediátricos e neonatais. Desses, 1.201 estão ocupados e apenas 100 disponíveis. O número representa uma lotação de mais de 92%, conforme dados do painel do governo do Estado.

 

Decisão adiada
Com o adiamento do julgamento no TSE, continua a expectativa sobre o futuro do mandato do senador Jorge Seif (PL).

 

280 federal
O DNIT/SC promete entregar neste semestre novo trecho duplicado da BR-280. Mais uma vez, o ponto a ser liberado fica em Guaramirim, onde foi inaugurado 1,6 km no ano passado. Agora, a estimativa é de autorização do tráfego em pelo menos mais 6 km até junho.

 

Notícias no celular

Whatsapp