“Sal, açúcar, gorduras – os riscos do excesso”

Imagem divulgação Dr. Vicente Caropreso

Por: Dr. Vicente Caropreso

29/04/2022 - 17:04

Óleos, gorduras, sal e açúcar são produtos que usamos para cozinhar e temperar a comida todos os dias.

Utilizados com moderação para cozinhar alimentos frescos e naturais, esses ingredientes contribuem de forma saudável com a culinária doméstica, tornando os alimentos mais saborosos sem alterar suas propriedades nutricionais.

O risco do consumo de gorduras, sal e açúcar está no seu uso excessivo, pois eles possuem altos teores de alguns nutrientes que podem ser prejudiciais à saúde quando consumidos em abundância.

O excesso de sódio do sal pode provocar doenças como insuficiência renal e hipertensão – a maior causa de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, as doenças que mais matam no mundo.

Óleos e gorduras têm seis vezes mais calorias por grama do que o arroz, o feijão e outros grãos e vinte vezes mais do que os legumes e as verduras. O excesso de gorduras saturadas aumenta o risco de doenças cardíacas e de obesidade.

O excesso de gorduras saturadas (encontradas nos queijos, na margarina e em alguns óleos vegetais) também aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e obesidade.

O açúcar possui de cinco a dez vezes mais calorias do que a maioria das frutas. O consumo excessivo de açúcar livre (presente no açúcar branco) facilita problemas que vão da cárie dentária à obesidade e ao diabetes.

Em geral, o excesso desses ingredientes não está na comida caseira e sim nos alimentos industrializados processados e ultra processados – salgadinhos de pacote, maionese, bolachas e biscoitos doces e salgados, bolos prontos, doces e afins.

Mas atenção! A não ser por orientação médica direta, não devemos deixar de ingerir sal, açúcar e gorduras, que são essenciais à vida. A palavra mágica é moderação, sempre, o que muitas vezes envolve mudança de hábitos.

Prefira a comida caseira saudável aos alimentos industrializados, coma com moderação e viva com saúde.