Rumo à vida eterna?

Foto: divulgação

Por: Emílio Da Silva Neto

05/09/2024 - 11:09 - Atualizada em: 05/09/2024 - 14:44

Segundo o cientista e futurista Raymond Kurzweil, com a Nanotecnologia e a Inteligência Artificial, iremos vencer a morte, não só pelas doenças, mas, também, pelo envelhecimento.
Mas, espera aí !!! Todos gostariam de viver para sempre ? 200 anos? 250 ? 500 ? e com saúde ? Justamente, essa é a questão central que está sendo levantada, há décadas, por Kurzweil, ex-Engenheiro-Chefe do Google.
Kurzweil, inclusive, em seu novo livro, “The Singularity Is Nearer When We Merge With AI” (“A Singularidade fica mais próxima quando a misturamos com a Inteligência Artificial”, numa tradução livre), ele mostra, mais uma vez, como é obcecado por longevidade.
No livro, Kurzweil explica o que ele chama de “Singularidade”: um ponto hipotético no futuro, em que o crescimento tecnológico se tornará tão rápido e complexo, que resultará em mudanças imprevisíveis e irreversíveis na sociedade humana, mudanças estas, que levarão a um momento em que as máquinas inteligentes ultrapassarão a inteligência humana.
Também no livro, Kurzweil aborda o “Transumanismo”, movimento filosófico surgido no final do século 20, com o objetivo de aprimorar a condição humana por meio do uso da tecnologia, como que, construindo uma fusão do ser humano (corpo e mente) com a tecnologia, o que poderá ser uma nova etapa da civilização.
Ainda pela iminência da AGI (sigla de “Artificial General Intelligence (“Inteligência Artificial Geral”, em português), um tipo de inteligência artificial que possui a capacidade de entender, aprender e aplicar conhecimento de maneira geral, similar à inteligência humana, com versatilidade, autonomia, raciocínio, entendimento e aprendizado contínuo.
Quando chegaremos à AGI? Vamos lá: em 1939, um computador era capaz de fazer 0,0000007 cálculo por segundo. Hoje, temos um computador do Google que faz 130 bilhões de cálculos por segundo. Recentemente, a Nvidia apresentou um chip que faz meio trilhão de operações por segundo. Há três anos, os modelos de linguagem não funcionavam muito bem. Há dois anos, começaram a funcionar.
Ao contrário dos médicos, que só conhecem um número limitado de procedimentos para combater uma doença, a IA poderá analisar milhões de opções, até para evitar a morte por envelhecimento
Segundo Kurzweil, especialista em previsões (algumas viraram matéria de estudos em Harvard), o prazo está encurtando: “a estimativa era de cem anos. Hoje, Elon Musk diz que vai acontecer em dois anos. Não é uma opinião absurda. Outras pessoas falam em três ou quatro anos; eu continuo achando que serão cinco anos. Mas pode acontecer antes”.
Kurzweil acredita que isso deverá acontecer em 2029, e todas essas novidades radicais provocam algum medo, não ?
O conceito de “Singularidade” envolve, por exemplo, os nanorrobôs que, injetados na corrente sanguínea, atuam como vigilantes da saúde, programados para atacar, por exemplo, células cancerosas e combater todas as doenças que costumam vir com o envelhecimento.
Ao contrário dos médicos, que só conhecem um número limitado de procedimentos para combater doenças, os computadores quânticos poderão analisar milhões de opções ao mesmo tempo, colocando uma grande série de opções na fila para agir com velocidade e eficiência máximas para a cura de todas as doenças. Inclusive, mesmo muitos achando que não existe nada inevitável com relação à morte, estão aparecendo algumas novidades para nos livrar da morte por envelhecimento. Sim, “não existe uma razão para parar aos 120. Não existe um teto”.
Mas, e então: como as religiões estão vendo estas realidades disruptivas ? Afinal DEUS sempre foi e será O ETERNO, mas será que os humanos, também, via AGI, chegarão lá, vivendo (sobrevivendo) para sempre, transformando-se, também, em eternos ?!?
Por fim, vale refletir (e muito !!!): a exaltação da “criatura” tal qual ao “Criador” não é uma usurpação da glória divina, pela mentira e vaidade humana ?!?
Com a palavra …..

Livros 1/Insights, 2/Flashes, 3/Pitches e 4/Highlights,

disponíveis na Grafipel/Jaraguá do Sul
Também, com dedicatória personalizada, diretamente com o Autor
Emílio Da Silva Neto
PhD/Dr.Ing, Pós-Doc, Ex-Diretor Superintendente WEG
www.consultoria3s.com (Governança, Profissionalização e Sucessão Empresarial Familiar)
www.fdc.org.br (Qualificando a Orientador e Professor)
www.arcoirisespecialidades.com (Cofundador)
https://ocp.news/colunista/emilio-silva (“Excelência no Dia a Dia”)
emiliodsneto (FaceBook/Instagram/LinkedIn)
emiliodsneto@gmail.com
47 9 9977 9595

Notícias no celular

Whatsapp

Emílio Da Silva Neto

Consultor especializado em profissionalização, governança e sucessão empresarial familiar. Com vasta experiência, Emílio da Silva Neto é PhD/Dr.Ing, Pós-Doc, Industrial, Consultor, Conselheiro, Palestrante, Professor e Sócio da 3S Consultoria Empresarial Familiar. Redes sociais: emiliodsneto | www.consultoria3s.com