Rota do Enxaimel é finalista do Prêmio Nacional de Turismo

Foto: Divulgação

Por: Debora Volpi

29/11/2023 - 06:11

A Associação Rota do Enxaimel em Pomerode é uma das três finalistas do Prêmio Nacional de Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo, na categoria Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo. O prêmio reconhece as melhores práticas e profissionais do setor no país e é o maior no segmento turístico.

Ao todo, 30 iniciativas de destaque foram selecionadas em dez categorias, após julgamento de uma comissão formada por representantes dos Ministérios do Turismo e da Cultura, Sebrae, associações do setor, especialistas do mercado e da academia. A cerimônia de premiação será no dia 16 de dezembro, em Brasília (DF).

 

Bolo Floresta Negra e bolacha Speculoos viram sabores de sorvete

Duas das sobremesas mais populares na Alemanha viraram sabores de sorvete em Santa Catarina. O restaurante Biergarten Pomerânia, de Pomerode, incluiu no cardápio as versões geladas do bolo Floresta Negra e da bolacha Speculoos, muito apreciados na época do Natal. As receitas foram desenvolvidas pelo chef alemão Heiko Grabolle.Transformar sobremesas e tortas tradicionais em gelatos à moda italiana é uma tendência na Europa.

Eles despertam memórias afetivas e o conforto das delícias de casa. Heiko decidiu começar por sabores que ele próprio recorda da infância na Renânia do Norte-Vestfália, estado alemão onde cresceu.
— Os gelatos são muito comuns nos biergartens alemães, e as empresas de sorvete estão reproduzindo sobremesas populares com grande sucesso. A ideia foi repetir o case de sucesso na região, que tem forte ligação com a cultura germânica.

 

Encontro da Fiesc debate estratégias para a indústria

A Federação das Indústrias de Santa Catarina realiza nesta quarta-feira, dia 29, reunião conjunta das câmaras de Desenvolvimento de Máquinas e Equipamentos Elétricos e da Micro e Pequena Indústria, no Novale Hub Centro de Inovação, em Jaraguá do Sul. O encontro é aberto a empreendedores da região, concentrando uma agenda com o objetivo de mostrar os potenciais de setores que são estratégicos no desenvolvimento econômico do estado e fortemente integrados à matriz econômica do Vale do Itapocu.

Além de apresentações sobre a estrutura e funcionamento do Novale Hub, visita técnica ao Instituto Senai de Tecnologia e à WEG, os participantes acompanham palestra do Sebrae sobre o tema “Empreendedor do futuro: como se preparar” e receberão informações sobre como participar da Expo Defense 2024, evento que dá oportunidade a fornecedores de produtos e serviços para o setor de defesa nacional.