Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Repetição educa – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

15/09/2025 - 06:09 - Atualizada em: 15/09/2025 - 06:33

Sim, a repetição educa, a Bíblia diz isso quando nos lembra que o que é já foi e o que foi será. E digo isso porque às vezes me vem o impulso de repetir o que já me foi assunto nestes nossos encontros, mas fico reticente até pensar mais um pouco… O que é bom deve ser repetido, ainda que esse bom seja uma chicotada no ego ou mesmo no lombo de muitos de nós. A “chicotada” visando ao bem faz bem. Claro, estou num discurso literário. Vamos lá. Todos os dias, aqui, ali e acolá sabemos de pessoas que estão existencialmente atoladas, empobrecidas, vidinhas sem graça mesmo. E de quem é a culpa? Ora, dessas pessoas. Claro, falo das que estão com saúde. Uma pessoa com saúde, disposição, vergonha na cara e disposta a mudar sua vida, mudará… E era aqui que eu queria chegar para uma repetição. A repetição vem de uma entrevista de jornal que recortei e guardei da Gina Rinehart. Gina é australiana, 71 anos, e considerada a mulher mais rica do mundo, ela tem em torno de 30 bilhões de dólares. Tudo dela. O dinheiro vem das minas de valiosíssimos minerais de que o mundo precisa. Tudo dela. Esses 30 bilhões de dólares é a poupançinha, o resto da grana ela espalha por outros negócios. Gina, na entrevista de que falei, dá uma chicotada em muita gente ao dizer – “Não fiquem sentados reclamando. Façam algo para ganhar mais, passem menos tempo bebendo, fumando e brincando, trabalhem mais. Se transformem em uma dessas pessoas que trabalha duro, investe, constrói e, ao mesmo tempo, cria empregos e oportunidades para os demais”. Muitos podem dizer que é fácil dizer isso depois de tantos e tantos milhões de dólares no banco, porém… Sem fazer nada ninguém cresce na vida, e crescimento não precisa ser de milhões e milhões de reais na conta poupança, não, não é isso. É levantar-se a pessoa da cadeira das desculpas e sair para uma nova vida. Ninguém está proibido e ninguém se pode dizer sem talento. Todos temos uma artéria interna de motivação para algum trabalho, arte, esporte, o que for, ninguém nasce mutilado para o crescimento. Dobrar o salário já é um pulo olímpico. E quem nos impede? A indolência interior. Gina, um beijo e obrigado pela chicotada…

MULHERES

Estava deixando passar… Dia destes uma ginecologista dizia num programa de televisão que são inúmeras as mulheres que engravidam sem vontade de engravidar. E por que engravidam? Ora, ou porque essas mulheres são desatentas com elas mesmas ou porque são “proibidas” pelos maridos, amantes, de usar camisinha. Camisinha é uma antipatia para os homens, eles querem o roça-roça direto. Eles. E elas? Muitas silenciam. Semeiam e não querem colher?

TEMPO

Tempo não, perda de tempo, isso sim. Acabo de ler: – “Altos índices mostram que, embora necessárias, campanhas não bastam contra a escalada de violência doméstica e familiar, que tanto culmina em morte”. Primeiro, os broncos só ouvem o que querem e, Segundo, a aplicação da lei só é severa quando há interesse dos arrogantes em jogo. Dos bestalhões que se acham alguma coisa. Ou ferro nos delinqüentes ou viva a pátria…!

FALTA DIZER

Página 1525 numa das minhas Bíblias, Epístola a Tito, 2.3 – “Que as mulheres saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a quererem bem seus filhos, a serem prudentes, castas, cuidadosas da casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja desacreditada”. E os homens? A leitora com a palavra…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.