Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Reciclagem: desafios e oportunidades

Por: Editorial

09/03/2024 - 06:03

 

O Brasil é um dos países que mais produz resíduos sólidos no mundo, porém, com uma taxa de reciclagem relativamente baixa em comparação com outros países desenvolvidos. Toneladas de lixo são produzidas diariamente, e grande parte acaba sendo descartada de forma inadequada, poluindo rios, mares e solo. A gestão inadequada dos resíduos sólidos é um dos maiores desafios ambientais enfrentados pelo nosso país, resultando em impactos negativos para o meio ambiente, para a saúde pública e para a economia.

A falta de cultura e infraestrutura adequada para descarte, coleta seletiva e separação correta dos resíduos, com reciclagem eficiente, são os principais obstáculos a serem superados. Para mudar esse cenário, é fundamental investir em educação ambiental, campanhas de conscientização sobre os malefícios e benefícios do lixo, políticas públicas eficazes, com a participação ativa da população, como formas de aumentar a taxa de reciclagem no Brasil e promover a sustentabilidade ambiental.

Outro fator determinante é reduzir a geração de resíduos com mudança de hábitos e adoção de práticas mais sustentáveis para garantir um futuro melhor para as próximas gerações e para o planeta. Apesar de relativos avanços nas últimas décadas, o país ainda possui um longo caminho a percorrer para se tornar uma referência global em sustentabilidade e gestão de resíduos.

Por isso, urge a necessidade de uma mudança de mentalidade e de ações concretas para impulsionar a evolução da reciclagem de lixo no Brasil. Consciente dessa realidade, o Samae de Jaraguá do Sul realiza desde 2018, o Programa de Coleta Seletiva Saco Verde, que tem por objetivo fomentar e incentivar a reciclagem no município, estimulando a separação correta dos resíduos.

Em 2022, foram coletadas 7.242,34 toneladas de materiais recicláveis e, em 2023, o Samae bateu o recorde, chegando a coletar 7.771,02 toneladas. Esse é o caminho, cabendo a todos os cidadãos, empresas, governos e instituições se unirem em prol de um futuro mais verde e próspero.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp