Rastreamento do Câncer de Pulmão

Por: Giovani W. Mezzalira

16/10/2023 - 11:10

A cada ano, cerca de 1,8 milhão de pessoas são diagnosticadas com Câncer de Pulmão. Os altos índices da doença a colocam entre os tipos mais comuns de tumores malignos. Além disso, o Câncer de Pulmão também se destaca por sua alta taxa de mortalidade – que alcança cerca de 89% dos casos.No século XX, o Câncer de Pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis, pois estudos recentes têm mostrado que com o diagnóstico precoce, a chance de cura fica próxima de 80-85%.

Por apresentar sintomas que podem ser confundidos com outras doenças pulmonares, muitas vezes a busca por um diagnóstico pode levar meses. Mas se antecipar aos sintomas e monitorar a saúde do pulmão – especialmente para pessoas que estão no grupo de risco – é a melhor forma de combater a
doença.

A
detecção precoce do Câncer de Pulmão é uma medida que traz grande impacto no sobrevida e pode ser realizado através de exames pouco invasivos e seguros. O principal benefício é a diminuição da chance de morte por câncer de pulmão de não pequenas células, que é a causa de muitos dos casos de fumantes e ex-fumantes.

Os fatores de risco para câncer de pulmão:

– tabagismo (principal);

– tabagismo passivo;

– doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);

– fibrose pulmonar;

– história de câncer de pulmão na família;

– história de alguns outros tipos de câncer;

– contato prolongado com alguns agentes, como radônio, asbesto, sílica etc

 

FOTO: A divulgação

 

Critérios de inclusão:

  • Homens ou mulheres
  • Após os 50 anos ou mais, acredita-se que pessoa com mais 20 anos de uso tabágico e ou com exposição laboral podem ser avaliados a partir dos 40 anos
  • Ser fumante com história tabágica de pelo menos 20 maços de cigarro ao ano
  • Ser ex tabagista há menos de 15 anos

Após avaliação com a Tomografia de tórax com baixa dose, e sendo analisado por um cirurgião torácico e um radiologista, qualquer nódulo pulmonar será anotado e avaliado.

Para os nódulos confirmados acima de 8mm fica impossível dizer se é benigno ou maligno. Importante estimar a probabilidade de malignidade esta estimativa pode ser conseguida com o cálculo pré-teste, Utiliza-se o modelo desenvolvido na Clínica Mayo (EUS).

Nos eventos positivos, a tomografia inicial será utilizada para a comparação do nódulo; todos os exames são realizados com os mesmos parâmetros do momento inicial, permitindo a avaliação de possíveis mudanças.

O grande detalhe disto é conseguir encontrar tumores no estágio inicial onde o tratamento oferece taxas de sobrevida maiores que 90 % nos primeiros cinco anos e em muitos casos pode se obter a cura.

 

Notícias no celular

Whatsapp