“Quer crescer financeiramente? Tenha um contador como seu grande parceiro”

Foto Divulgação

Por: Ana Kamila

31/08/2018 - 05:08

A vida financeira possui varias etapas, cada uma com um grau de dificuldade e um desafio. Mas o que cada fase tem em comum é o planejamento financeiro.

Essas duas palavrinhas que são recorrentes em nossas leituras quanto falamos em investimentos, orçamento pessoal/familiar, aposentadoria ou qualquer aquisição de bens.

Para tudo precisamos planejar e preparar a nossa capacidade financeira. E para isso você pode contar com dois profissionais que auxiliam a elaborar este planejamento: o contador e o assessor de investimentos.

Contador

O profissional mais completo e requisitado no mercado. E não é por menos, este é encarregado de trabalhar com as áreas: financeira, econômica e patrimonial de pessoas jurídicas e físicas.

Faz parte de suas atribuições estar totalmente adequado às leis que dizem respeito ao patrimônio de seus clientes, datas e prazos dos impostos a serem pagos e interpretar, de forma correta, as informações coletadas.

Foto Portal Contábil da Cefis

O contador tem informações importantes sobre a empresa a qual presta serviços, bem como conhecimento suficiente para aconselhar o empresário. Por isso, muitas vezes esse profissional atua como conselheiro.

Contudo, seu papel mais importante é a contabilidade, porém, para avaliação de investimentos e planejamento financeiro, o profissional recomendado é o assessor de investimentos.

Assessor de investimentos

assessor de investimentos é responsável por orientar seus clientes quantos aos seus investimentos pessoais e empresariais. Ele acompanha as melhores oportunidades do mercado voltado às necessidades e aos objetivos individuais de cada cliente.

O profissional utiliza um modelo de plataforma aberta na qual os clientes têm acesso aos mais variados investimentos do mercado e instituições.

Foto Private Pension Partners

O Assessor de investimentos vai analisar detalhadamente seus investimentos. Em um fundo de investimentos, por exemplo, deve ser observado:

  • Taxa de administração;
  • Rentabilidade;
  • Estratégia/categoria do fundo;
  • Analisar os objetivos de uma previdência privada;
  • Fazer um PGBL ou VGBL;
  • Taxa de Carregamento;
  • Taxa de saída;
  • Taxa de administração;
  • Rentabilidade;
  • Qual tabela de imposto de renda: progressiva ou regressiva.

O assessor também irá te auxiliar no planejamento financeiro, analisando onde você quer chegar e traçando o caminho para atingir seu objetivo.

Evolução do mercado

O mercado financeiro brasileiro tem evoluído muito e transformado a forma de investir através do modelo de plataforma aberta. Hoje a XP é uma das maiores instituições financeiras do país, andando lado a lado com grandes bancos.

Por meio de plataforma aberta, todos os investidores terão acesso aos mais variados produtos do mercado financeiro, como:

  • CDB, LC, LCI e LCA de diversos bancos;
  • Fundos de investimentos de gestores globais;
  • Tesouro Direto;
  • Fundos Imobiliários;
  • Ações (para aquele investidor mais arrojado).

Dupla imbatível

Hoje, é possível investir em qualquer lugar do Brasil e do mundo com apenas uma conta e o auxílio de profissionais especializados.

O contador é o profissional fundamental para a gestão de sua empresa. Com a ajuda dele você pode melhorar a linha do seu balanço quanto aos lucros de sua empresa por meio duma boa gestão.

O assessor de investimentos vai auxiliar para que o lucro seja alocado conforme seu perfil nas melhores oportunidades do mercado. Em conjunto, a dupla é imbatível, não é?

Juntos estes profissionais atendem de forma completa seus clientes, sem dilemas.

Em um mercado dinâmico, em que cada oportunidade é única, contar com profissionais bem capacitados é fundamental para se destacar e alcançar lucros ainda maiores.

 Por Ludmila Marques