Já li muitas histórias a envolver pessoas bem-sucedidas. E uma das características mais comuns às pessoas que chegam ao sucesso na vida é levantar cedo. Pessoas que não precisam de despertador para sair da cama pela manhã, aliás, os bem-sucedidos nunca dormem até ao meio-dia. Este assunto, leitora, leitor, me foi proposto pela história de vida que acabei de ler do tenista brasileiro João Fonseca, um “guri”, carioca, 18 anos, que está “barbarizando” dentro das quadras. Barbarizando no bom sentido. Muita gente ao descobri-lo diz: – “Meu Deus, é uma criança, só tem 18 anos, como é que pode”? Ocorre, poucos sabem disso, que o João Fonseca começou a sair cedo da cama, tinha apenas quatro anos. A mãe dele, conversando com ele, todas as manhãs, o sugeria que fosse praticar algum esporte no clube que havia ao lado da casa deles. – E aí, filho, qual é o esporte de que tu gostas? Repetia a mãe ao gurizinho. E João decidiu, aos quatro anos, jogar tênis. Essa é a história encurtada, quer dizer, não há nada de novo na vida do tenista, ele “levantou cedo” na sua decisão na vida: jogar tênis. Então, o tenista, que está em acelerada ascensão no ranking do tênis mundial “levantou cedo” na vida de tenista. Vale para todos nós, seja for o nosso caminho. E quem faz o de que gosta não fica na cama até o galo cansar de cantar… – Ah, não fica! Os bem-sucedidos chegaram ao sucesso na vida levantando cedo, mas fique claro, não levantavam cedo para ficar famosos ou ricos, levantavam cedo porque tinham um propósito na cabeça, na alma. Levantar cedo, para os motivados da vida, não é danação, é devoção. Quando fazemos o de que gostamos cansamos menos, nos estressamos pouco, adoecemos menos e vivemos mais e mais felizes. O problema é botar na cabeça das pessoas que todos temos um fogo ou foguinho ardendo dentro de nós, por isto ou por aquilo. Infelizmente, a maioria fica achando dificuldades para se realizar na vida. E ninguém escolhe alguma coisa que não lhe esteja em estado potencial, isto é, só esperando a hora para bombear-nos ao sucesso. Os incendiados de uma idéia não esperam o galo cantar para acordar, acordam o galo…
GÊNIO
Foi gênio, então, tinha que levar porrete… Foi o que fizeram com Galileu Galilei (1564/1642), físico, astrônomo e engenheiro italiano. Galileu teve a coragem de contestar a Igreja e dizer que a Terra não era o centro do universo e que girava em torno do sol, tudo ao contrário do que os ditadores/dinheiristas da época pregavam. Galileu foi condenado à morte, mas como voltou atrás no que disse pegou “apenas” prisão perpétua. A ciência acaba com prepotentes da história humana…
BELEZA
Muitas vezes somos pesquisados sem sabermos. Americanos pesquisaram pessoas que passaram por harmonizações faciais para ficarem mais bonitas, mais seguras. Ficaram? A maioria dos pesquisados continuou igual, vendo-se feios, feias no espelho da autoestima. Nenhuma novidade. Ver-se bem e apreciar-se exige segurança interna e um propósito na vida. O resto é tentar enxugar gelo. A verdadeira beleza humana não aparece no espelho…
FALTA DIZER
Passei num supermercado. À minha frente uma jovem mulher, ela não tinha um único centímetro do corpo sem riscos e desenhos, daqueles riscos e desenhos que revelam a pessoa e vão ficar com ela pela vida toda. E ao lado da jovem mulher, o filho. Um guri de uns 10 anos, cabelo “branco” no topo. Depois se queixam da sorte…