Quartos infantis cheios de personalidade

Foto; divulgação/Eixo11

Por: Eixo 11

01/11/2022 - 15:11 - Atualizada em: 01/11/2022 - 15:36

O quarto infantil precisa ser o ambiente em que a criança goste de estar, sentir-se bem. Assim, uma decoração atrativa e cheia de personalidade é fundamental para que elas expressem sua individualidade, através dos elementos do quarto. Escolha o estilo certo, que transmita aconchego e segurança, de acordo com o espaço disponível.

Além do espaço dedicado ao descanso, é também o local para brincadeira, exploração, interação e autorreflexão. Crianças precisam de um quarto lúdico e interativo, o quarto onde a imaginação do seu filho cresce e as tendências decorativas devem alimentar o cérebro de uma forma saudável.

Primeiramente, ao compor a decoração do quarto de uma criança, é necessário pensar na utilidade deste cômodo, a longo prazo. Por isso, é preciso acompanhar o crescimento dela, adequando, sempre, o cômodo à idade. Proporcione a multifuncionalidade, para que os móveis e o espaço possam ser ocupados pela criança por muito tempo, dando prioridade à criação de elementos que você possa mudar, à medida que ela cresce.

A criança deve brincar com segurança, portanto, prefira utilizar cantos arredondados nos móveis, para evitar machucados. Com relação à cama, é importante que ela tenha cabeceiras para proteção da criança, tanto para evitar quedas, como para evitar que ela encoste na parede gelada, ao dormir.

Escolher os móveis adequados ao espaço disponível para os estudos é primordial. O ideal é usar bancadas ou escrivaninha para criar um ambiente aconchegante. Atentar para a mesa e a cadeira, pois ambos são essenciais para a boa postura e o objetivo é desenvolver um cantinho funcional. O lugar de estudo precisa ser bem iluminado, por isso se a bancada não estiver localizada próxima à janela é recomendável uma luminária em cima da mesa além da iluminação do quarto.

Os nichos e prateleiras são itens essenciais no quarto infantil, perfeitos para guardar brinquedos, jogos e outros pertences da criança, podendo fazer parte da decoração. Outro ponto positivo dos nichos é que eles são sempre úteis, mesmo quando a criança crescer, poderão ser utilizados para colocar objetos como porta-retratos, pôsteres e o que mais a criança quiser.
Seguir as tendências temáticas, é uma forma de não errar na composição dos quartos infantis.

Elementos que remetem à natureza, a floresta é um dos temas que vem sendo muito utilizado. Para compô-la, explore desenhos de árvores, folhagens, passarinhos e outros que lembrem a mata. Cores como o marrom (e tons terrosos em geral), o bege e o verde são bem-vindas neste estilo decorativo.
A temática fundo do mar também é uma tendência em alta, use cores em tons de azul, que lembrem o oceano e tons pastéis. Desenhos que remetam à praia e elementos decorativos correlatos, são essenciais para compor este estilo!

Nada melhor que finalizar a composição do quarto infantil com muitos murais e adornar as paredes com belas imagens. As crianças adoram perder-se na ficção e os murais intrinsecamente ilustrados permitem que suas mentes vagueiem por um outro mundo ou existência, nem que seja só por um momento.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram