Vamos direto ao assunto. Pilates não é só alongamento como muitos pensam e nem, muito menos, uma prática respiratória para a hora do parto.
Nem 10 sessões com data para encerrar a prática. Pilates é a capacidade que o ser humano tem de se mover com conhecimento e domínio do próprio físico, apresentando uma completa coordenação do corpo e mente, utilizando princípios específicos para promover a integração entre eles com controle dos movimentos, sem levar a pessoa à exaustão.
Eu sou suspeita em falar de Pilates, mas também tenho propriedade para falar dele, afinal, minha vida profissional de 20 anos são dedicadas a esse método. Agora que finalizei minha certificação em Pilates Clássico, formação esta que levou 1 ano para ser concluída, posso dizer que o Pilates quando bem aplicado, entende muito mais de pessoas do que de exercícios.
Uma metodologia que tem início, meio e fim, mas que nunca acaba. Básico, Intermediário e Avançado, mas que tudo que é realizado em uma sessão é baseado nas necessidades específicas, explorando ao máximo a capacidade desse corpo evoluir.
Nada é aleatório, existe um caminho a ser percorrido, nos direcionando onde queremos chegar através da linha de raciocínio do profissional. Um sistema cuidadosamente elaborado para que o corpo seja capaz de realizar. Para se trabalhar uma boa postura, a pessoa, numa posição em pé, deve exigir o menor empenho da musculatura e dos ligamentos para administrar os segmentos corporais.
É necessário mobilizar ou estabilizar um corpo de acordo com o estilo de vida e da consciência do corpo que cada um traz consigo, pois, a diversidade de problemas é infinita.
O método é muito além de um alongamento, são exercícios realizados que fornecem forças compressivas e descompressivas necessárias para melhorar a nutrição nas articulações e cartilagens, reduzindo o risco de degeneração.
A força exercida na musculatura, ao mesmo tempo em que, recruta as fibras musculares aumentando a força muscular, também promove o ganho de flexibilidade, espaço, permitindo liberdade ao se movimentar, sem amarras. É a Biotensegridade agindo.
A mudança corporal nesta técnica quando bem executada e bem orientada, tem um efeito rápido devido ao fato de cada exercício ser praticado em angulações específicas e com precisão de cada movimento, condicionando o corpo físico e mental.
Os desequilíbrios posturais provocam dores e alterações significativas na estrutura esquelética muscular e com certeza não serão apenas exercícios de alongamento que manterão uma pessoa em pé sem exigir que o corpo se ajuste.
É necessário base solida e boa estrutura. Tenho certeza que quando Joseph Pilates criou o método Contrology, hoje conhecido como Pilates, idealizou muito mais que um simples exercício de alongamento, e é assim que devemos começar a enxergar e compreender o método Pilates. A busca pelo desenvolvimento no Pilates é um processo de vida.