QUANDO A EXCELÊNCIA DÁ O TOM NA VIDA

foto: divulgação

Por: Emílio Da Silva Neto

07/03/2024 - 11:03 - Atualizada em: 07/03/2024 - 16:29

 

Quando a excelência dá o tom da vida, a jornada torna-se tão valiosa quanto o destino, com cada passo sendo uma oportunidade para crescer, aprender e se chegar a uma versão mais aprimorada de si mesmo.

O tema ”Excelência no Dia a Dia”, em especial no “Trabalho”, tem-me motivado muito, a ponto de, desde 2017, eu ter escrito 249 Colunas Quinzenais e gravado 1395 Áudios e Pod Casts, tudo resumido em 04 livros.

A Excelência, não significando a perfeição, mas, sim, a busca da melhor versão de si mesmo, deve estar em cada um, pois tudo se transforma quando a excelência dá o tom da vida. Ainda mais, porque quem a busca, encontra harmonia na vida.

A excelência tem o poder de transformar o ordinário em extraordinário, tornando-se a bússola que guia ações e ilumina com luzes, tais como as do comprometimento, dedicação e busca incessante pela melhoria contínua.

Vivenciar a excelência é mais que elevar o padrão de desempenho. É adotar uma mentalidade de esforço para se ser o que melhor se pode ser, não por competição com outros, mas como expressão de respeito por si mesmo e pelos que rodeiam.

A jornada rumo à excelência começa com o cultivo da autoconsciência para se entender forças e fraquezas próprias e reconhecimento de que a excelência é um processo contínuo de aprendizado e crescimento, que transcende a mediocridade.

Ao adotar a excelência como padrão, a atenção aos detalhes passa a ser meticulosa, a busca pela qualidade passa a ser incessante e a realização de cada tarefa torna-se uma paixão.

E isto, além do desempenho no trabalho, permeia relacionamentos, interações pessoais e, ainda, a abordagem em relação aos desafios pessoais.

No âmbito profissional, a excelência se traduz em produtividade elevada, solução eficiente de problemas e contribuições significativas para a equipe e a empresa como um todo. Ou seja, fazer a diferença entre realizar tarefas de maneira adequada e realizá-las de maneira excepcional, deixando uma marca duradoura que transcende o momento presente.

No âmbito pessoal, a excelência influencia a forma como se enfrenta desafios: em vez de se contentar com a complacência, busca-se constantemente maneiras de se superar obstáculos, aprender com adversidades e evoluir como indivíduo, fazendo da resiliência uma característica intrínseca.

Resumindo, quando a excelência dá o tom da vida de alguém, a jornada torna-se tão valiosa quanto o destino, com cada passo sendo uma oportunidade para crescer, aprender e se chegar a uma versão mais aprimorada de si mesmo.

Assim, a vida deixa de ser uma mera sequência de eventos e se transforma em uma narrativa rica de conquistas, aprendizados e impactos no entorno. Sim, a excelência, mais do que um objetivo a ser alcançado, deve ser um compromisso contínuo com a realização plena, via autotransformação e busca da mais alta qualidade em todas as áreas da vida.

Ou seja, como a complacência é o inimigo do progresso, além de se reconhecer e valorizar conquistas passadas há, também, que se continuar atento a oportunidades de se ir além, alcançando novos patamares de sucesso e realização.

Livros 1/Insights, 2/Flashes, 3/Pitches e 4/Highlights,
disponíveis na Grafipel/Jaraguá do Sul
Também, com dedicatória personalizada, diretamente com o Autor
Emílio Da Silva Neto
PhD/Dr.Ing, Pós-Doc, Ex-Diretor Superintendente WEG
www.consultoria3s.com
(Governança, Profissionalização e Sucessão Empresarial Familiar)
https://ocp.news/colunista/emilio-silva
(“Excelência no Dia a Dia”)
www.arcoirisespecialidades.com
emiliodsneto@gmail.com
47 9 9977 9595