Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

PSD se mobiliza para grande evento no Sul – Claudio Prisco Paraíso

Por: Claudio Prisco Paraíso

03/06/2025 - 06:06

 

Nesta quinta-feira, o PSD, em Criciúma, fará uma grande mobilização voltada para o projeto majoritário estadual de João Rodrigues em 2026. O presidente nacional, Gilberto Kassab, confirmou presença.
Não resta a menor dúvida de que os pessedistas vão reunir um número expressivo de pessoas. Até porque, no Sul do estado, o PSD é muito forte. Talvez seja a região em que o partido tenha mais densidade em termos de mandatos eletivos e até sobre o contexto eleitoral.
Basta reconhecer a força política de Clésio Salvaro. Contra Jorginho Mello, Jair Bolsonaro, deputados estaduais, federais, toda a máquina estadual, o ex-prefeito derrotou Ricardo Guidi, elegendo seu secretário, Vaguinho Espíndola, como sucessor. Só para começo de conversa. Sem falar nos outros municípios adjacentes que foram conquistados pelo partido.

 

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Liberais

Exatamente no dia 5 de julho estará em Santa Catarina, ou seja, um mês depois, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para participar do primeiro evento, dentre tantos, do PL catarinense com vistas ao projeto de reeleição de Jorginho Mello.

 

Recado

O curioso é que, na semana passada, Jair Bolsonaro utilizou-se da deputada Júlia Zanatta para mandar um recado ao governador, com quem priva de proximidade. Os dois estão muito alinhados.

 

Torceu o nariz

Mas o ex-presidente, pelo visto, não gostou do fato de o atual governador não ter desmentido o que setores da mídia exploraram, possivelmente estimulados por pessedistas, ventilando que, no encontro com Gilberto Kassab, na última terça-feira, em São Paulo, no jantar, o catarinense teria acenado com a possibilidade de apoiar um pessedista dissidente numa eventual eleição suplementar ao Senado, caso Jorge Seif seja cassado pelo TSE.

 

Clã

Estamos falando de Paulinho Bornhausen, que compõe o primeiro escalão da atual administração estadual.

 

Distanciamento

É pouco provável que Jorginho tenha feito essa conversa com Kassab. O governador não tem nem intimidade para isso e, até porque, seria uma conversa completamente fora de propósito. Só que ele não veio a público para desmentir. E, como não assim procedeu, o próprio Seif ficou com a sensação de que o governador estava de olho na sua posição, até para descongestionar o número excessivo de nomes para compor a chapa do próximo ano.

 

Errou o tempo

Só depois disso, depois de Júlia Zanatta lançar a informação sobre a qual estamos falando, é que Jorginho Mello ligou para Jorge Seif, completamente fora do timing. Ficou uma situação meio enviesada.

 

Família

E o que foi transmitido por Jair Bolsonaro a Júlia Zanatta? Que, na eventualidade de uma eleição suplementar, o candidato do PL será seu filho, vereador pelo estado fluminense, Carlos Bolsonaro.

 

Incômodo

Ou seja, ele vai escolher o candidato assim como fez com Jorge Seif, que é o 06, muito próximo do ex-presidente da República, que, ao que parece, ficou incomodado com Jorginho Mello.

 

Desafeta

Bolsonaro usa, justamente, a detentora de mandato pelo PL que mais desafia, critica e provoca publicamente o governador.

 

Compasso

Tudo isso poderia sinalizar para um desacerto nos encaminhamentos liberais, considerando as figuras de Jorginho Mello e de Jair Bolsonaro. Outra leitura que se pode fazer é que a ideia de lançar Carlos Bolsonaro para a eleição suplementar seria um recado endereçado ao Tribunal Superior Eleitoral. Claro e direto: cassem Jorge Seif que eu elejo meu filho em Santa Catarina. A conferir os desdobramentos.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp