Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Projeto prevê inclusão de canais de denúncia de violência contra a mulher nos carnês do IPTU

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Áurea Arendartchuk

18/12/2025 - 06:12 - Atualizada em: 18/12/2025 - 09:08

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, esta semana, projeto de lei que amplia o papel das políticas públicas no enfrentamento à violência doméstica. De autoria do vereador Israel Cani (PL), a proposta transforma as guias de pagamento do IPTU em um instrumento de conscientização social, ao incluir informações sobre canais oficiais de denúncia nos documentos emitidos pelo município.

O texto aprovado determina que as guias tragam, de forma clara e acessível, os contatos da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180), da Polícia Militar (190) e da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal. A iniciativa também estabelece a atualização anual dessas informações, reforçando a responsabilidade institucional do poder público com a efetividade da comunicação e a proteção das vítimas.

Na justificativa, o autor destaca o alcance massivo do IPTU, que chega anualmente a praticamente todos os lares e estabelecimentos da cidade. Para o parlamentar, utilizar esse meio já consolidado representa uma ação estratégica, de baixo custo e alto impacto, capaz de fortalecer a aplicação da Lei Maria da Penha e ampliar o acesso da população às redes de apoio.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Câmara homenageia Jaraguá Futsal e atletas de destaque

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou, na noite de terça-feira (16), sessão solene em homenagem aos 33 anos do Jaraguá Futsal e ao atleta jaraguaense Filipe Luís. Proposta pela vereadora Natália Petry (MDB), a cerimônia destacou a trajetória vitoriosa do clube, incluindo o hexacampeonato da Liga Nacional de Futsal, além do impacto social por meio das categorias de base e projetos formativos. Atletas, comissão técnica, diretoria e conselho fiscal receberam moções de aplauso pelo trabalho coletivo. Filipe Luís foi homenageado por sua carreira nacional e internacional, representado pelos pais. A solenidade também reconheceu o nadador Guilherme Gustavo Kanzler pelo desempenho histórico nos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Foto: Divulgação/CVJS

Polêmica dos atestados

A sessão da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul de terça (16) foi marcada por
manifestações relacionadas ao debate sobre a emissão de atestados médicos no
município. O tema ganhou destaque após o vereador Rodrigo Livramento (Novo) defender, na
tribuna, a adoção de políticas de orientação e responsabilidade na concessão de
atestados, com base em experiências já aplicadas em outras cidades brasileiras.
Durante a sessão, representantes sindicais também se manifestaram, apresentando
críticas às declarações do parlamentar.

Campanha

Em resposta, Livramento afirmou que sua proposta é propositiva e prevê campanha de “atestado responsável”, sem interferir na autonomia médica. O vereador defendeu investigações, citou experiências de outras cidades e afirmou que a medida busca reduzir filas na saúde e proteger trabalhadores prejudicados por ausências irregulares.

Acessibilidade

Projeto de lei que amplia as regras de acessibilidade no transporte coletivo de Jaraguá do Sul foi aprovado na sessão da Câmara de terça-feira. De autoria dos vereadores Jonathan Reinke (União), Luís Fernando Almeida (MDB) e Fernando Alflen (PL), a proposta determina que todos os assentos dos ônibus sejam de uso preferencial para idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, obesidade, autistas e acompanhantes de crianças de colo. O texto prevê assentos especiais, adequação à legislação federal, avisos informativos e campanhas de conscientização. A matéria segue para sanção do Executivo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.