Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Projeto pretende derrubar restrição do uso de celulares nas escolas de SC

Foto: Pixabay

Por: Áurea Arendartchuk

26/11/2024 - 06:11

Foi apresentado pelo deputado Sargento Lima (PL), na Assembleia Legislativa de SC (Ales), projeto de lei que “veda a restrição” do uso de aparelhos eletrônicos, como telefone celular, em sala de aula e em outros ambientes públicos e privados. O PL abrange instituições de ensino, saúde, abrigos e casas de acolhimento e espaços recreativos ou esportivos.

A ideia de Sargento Lima é evitar que, futuramente, seja aprovada uma lei estadual proibindo o uso dos aparelhos nesses ambientes. O projeto de lei prevê que, em sala de aula, o uso de celulares deve ser permitido para fins estritamente pedagógicos ou didáticos, conforme orientação dos profissionais de educação.

A principal finalidade da proposta, explica o deputado, é a proteção contra crimes, como pedofilia, doutrinação ideológica, abusos psicológicos, físicos ou sexuais. Pelo projeto, a permissão dos aparelhos exclui instituições socioeducativas de internação de adolescentes, conforme definidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), cuja restrição é necessária para a segurança do ambiente, preservação da ordem ou cumprimento das medidas socioeducativas.

Dr. Vicente recebe Diploma de Mérito Médico pelo CRM-SC

O deputado estadual e médico neurologista Dr. Vicente Caropreso foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) com o Diploma de Mérito Médico. A distinção é concedida a profissionais que completaram 40 anos de atuação ininterrupta sem qualquer sanção ética, além de destacarem-se por sua contribuição à Medicina.

A cerimônia aconteceu na sexta-feira (25) na sede do CRM-SC, em Florianópolis. Médicos e médicas de diversas regiões do estado receberam a homenagem, que destaca a cultura da ética e da responsabilidade dentro da comunidade médica catarinense. Dr. Vicente, que discursou em nome dos homenageados, compartilhou memórias da sua jornada, desde os tempos de estudante até os desafios enfrentados na profissão, com destaque para o período da pandemia de Covid-19.

Ele relembrou o esforço exigido ao longo da carreira, o apoio da família e os ensinamentos dos professores, destacando o impacto positivo de uma vida dedicada à prática médica.

Foto: Divulgação/CRM-SC

 

Mercado Municipal

A Prefeitura de Jaraguá do Sul já definiu a data de entrega da revitalização do Mercado Público. Será em julho de 2025 durante as comemorações dos 149 anos de fundação da cidade. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer iniciou os trabalhos no local em abril deste ano. Já foram executados cerca de 40% do trabalho, incluindo a troca do telhado e a construção da sobreloja, que trata-se da parte mais complexa do projeto. O total da obra chega a mais de R$ 2,2 milhões. O prédio foi inaugurado em 1965 e é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.