A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou na terça-feira (5) projeto de lei de autoria do deputado Antídio Lunelli (MDB) que cria o Parque Estadual Barriga Verde, uma iniciativa inovadora que alia sustentabilidade, segurança, lazer e qualidade de vida para os catarinenses. Mais do que uma área de lazer, o parque é uma solução inteligente para prevenção de enchentes nos municípios.
A inspiração para o projeto veio da experiência bem-sucedida em Jaraguá do Sul, onde a construção de uma área de escape para as águas da chuva transformou a realidade da cidade. A obra foi feita na gestão de Lunelli quando prefeito. Antes, alagamentos eram frequentes, especialmente em períodos de chuvas intensas. Hoje, com a área destinada ao escoamento natural da água, o cenário mudou. O que antes era sinônimo de destruição virou sinônimo de preservação ambiental, proteção da população e espaço público de convivência e lazer.
Segundo Lunelli, o Parque Barriga Verde mostra que é possível minimizar os impactos das intempéries com planejamento, criatividade e união de esforços. “Essa lei é um divisor de águas. Literalmente. Jaraguá do Sul é a prova viva de que funciona”, afirmou Lunelli.
O projeto aprovado permite que os municípios de Santa Catarina possam criar seus próprios Parques Barriga Verde, em parceria com o Ministério Público, as Prefeituras e a Defesa Civil do Estado.
Com a aprovação na Alesc, o projeto segue para sanção do governador Jorginho Mello. A expectativa é que a medida impulsione a criação de parques semelhantes em todas as regiões do Estado.
Ivete Appel não assinou pedido para abertura de impeachment de Moraes
Agosto Lilás
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul promove uma série de ações de informação e conscientização durante o Agosto Lilás, um mês dedicado à proteção dos direitos das mulheres e ao combate à violência de gênero. Para marcar o mês, a Câmara Municipal preparou uma programação especial.
Programação
De 5 a 15 de agosto, o Espaço Cultural Professor Dolcidio Menel, na sede do Legislativo Jaraguaense, receberá a primeira exposição com o tema “Leis Municipais voltas à garantia de direitos às mulheres”. Em seguida, de 19 a 29 de agosto, o mesmo local sediará a segunda exposição, inspirada nos “10 Anos da Lei do Feminicídio”, que alterou o Código Penal para incluir o feminicídio como qualificadora do crime de homicídio. Já no final do mês, 26 de agosto, às 19h, a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal realizará uma Audiência Pública com foco na rede de atendimento as mulheres vítimas de violência no município. O evento, aberto ao público, ocorrerá no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, nas dependências do Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe, e será uma oportunidade para discutir e debater sobre a temática. Além das exposições e da audiência pública, a Câmara Municipal realizará ao longo de todo o mês uma campanha institucional sobre o Agosto Lilás.