O Governo do Estado lançou na segunda-feira (16) o programa Qualifica SC, com vagas de cursos gratuitos para mais de 5 mil trabalhadores. Coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), a iniciativa vai oferecer mais oportunidades aos catarinenses e mão de obra qualificada para empresas do setor turístico, de serviços, gastronomia, tecnologia e outros, em Santa Catarina.

Com o programa, serão realizados cursos de capacitação para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade de baixa renda. Atrelado ao Programa Gente Catarina, nesta primeira etapa, serão atendidos os 61 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina, posteriormente, será ampliado para todas as cidades do Estado.

“Gerar oportunidades e mão de obra qualificada é um dos objetivos do Governo de Santa Catarina. Somos um estado que tem a menor taxa de desemprego do país e estamos trabalhando para reduzir ainda mais esse número. Ao capacitar para oferecer mão de obra qualificada, facilitamos o ingresso ao mercado de trabalho, melhoramos os serviços prestamos e agradamos empregadores e o público. Fomentamos um ciclo ainda mais virtuoso na economia catarinense”, avalia o governador Carlos Moisés

Para o secretário da SDE, Jairo Sartoretto, a capacitação é a chave para a mudança e novas oportunidades. “O mercado de trabalho em Santa Catarina está aquecido, com muitas vagas em aberto e, notamos uma grande necessidade de qualificação profissional. Por isso, o Governo de Santa Catarina proporciona mais de 5 mil vagas de cursos focados na demanda que temos e que irão resultar em mais oportunidades de emprego e fortalecimento da economia”, avalia.

Coordenado pela Diretoria de Empreendedorismo e Competitividade, o programa é feito em parceria com a Diretoria de Emprego e Renda, que coordena o Sine em Santa Catarina. Em uma ação conjunta, o caminhão do QualificaSC irá acompanhar a Caravana do Emprego que percorre as cidades catarinenses. Junto com as oportunidades de emprego, serão oferecidos os cursos de capacitação e serviços para a população.

Inflação

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,10% em maio deste ano, taxa inferior aos 2,48% observados em abril. Com o resultado, o indicador acumula taxa de inflação de 12,13% em 12 meses, quase um terço do registrado em maio de 2021 (35,91%).

Capacidade

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) manteve-se em 69% entre março e abril de 2022. Esse indicador trata do percentual ocupado do parque industrial e o resultado de abril é um ponto percentual superior à média histórica para o mês, medida desde 2011, de acordo com a Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foram consultadas 1.839 empresas, sendo 740 pequeno porte, 641 médio porte e 458 de grande porte. Período de coleta 2 a 10 de maio de 2022.

Frete

Foi publicada na terça-feira (17) no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória (MP) 1117/2022 que altera uma regra para a elaboração da tabela de preço do piso mínimo de frete rodoviário de carga. A MP reduz de 10% para 5% o percentual de variação no preço do diesel para a correção dos valores da tabela. A medida ocorre após o anúncio de mais uma alta no preço do óleo diesel na semana passada. O texto prevê ainda que a tabela deve ser atualizada sempre que houver oscilação no preço do produto igual ou superior a 10%. Com a mudança introduzida pela MP, esse percentual foi reduzido para 5%

Bold

O maior terço suspenso do mundo, localizado em Ituporanga, no interior de Santa Catarina, foi construído com chapas acrílicas da marca Bold. O material foi fornecido pela empresa e está presente nas 60 esferas que compõem o monumento. Com 40 metros de altura, o terço faz parte do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, que será aberto para visitação em julho.

ICMS

O ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, atendeu nesta segunda-feira a um pedido do Governo Federal e suspendeu em decisão liminar as políticas estaduais sobre o ICMS do diesel. A decisão pode ter efeito contrário ao desejado pelo governo federal, levando ao aumento de preços em Santa Catarina. Isso porque o estado já pratica as menores alíquotas do país, na faixa de 12%. Com a medida, o ICMS pode saltar para 18,5%. No caso específico da gasolina, salta de 25% para 34%.

Procon

Os mais de 900 Procons de todo o país foram orientados pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para que abrissem processos administrativos contra as empresas Apple e Samsung. O motivo é a venda de aparelhos de telefone celular sem os carregadores de energia.

Mínimo

O salário mínimo ideal para o mês de abril deste ano seria de R$ 6.754,33, de acordo com a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) e divulgada no começo deste mês. Segundo os dados levantados pelo órgão, o valor necessário para manter uma família de quatro pessoas seria mais de cinco vezes superior ao nominal, de R$ 1.212..