Problemas de visão – vista cansada

foto: divulgação

Por: Dr. Vicente Caropreso

21/03/2024 - 13:03 - Atualizada em: 21/03/2024 - 16:04

 

Muita gente, após uma certa idade, começa a apresentar dificuldade de leitura e tem que afastar os escritos dos olhos para poder ler, causando a chamada síndrome do braço curto, uma forma divertida para dizer que a pessoa está com problemas de visão.

Esse processo chama-se presbiopia e é uma perda gradual e irreversível da visão de perto, popularmente chamada de vista cansada, e faz parte do processo natural de envelhecimento a partir dos 40 anos.

Pessoas que trabalham usando muito a visão de curta distância podem apresentar esse sintoma mais cedo.

Os cristalinos dos nossos olhos são como lentes que se ajustam para pôr em foco os objetos em diferentes distâncias.

Quando somos jovens, essa lente é flexível, permitindo focar perto e longe. Após os 40 anos, torna-se mais rígido e perde a capacidade de mudar de forma com facilidade, deixando a tarefa de focar mais difícil.

Geralmente é a partir dos 40 anos que a presbiopia é notada. Por volta dos 60 anos, ela tende a se estabilizar.

Não há como fugir do processo normal de envelhecimento que causa a presbiopia. No entanto, ela pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia. Se a presbiopia não for corrigida, a pessoa pode ter dores de cabeça e fadiga ocular.

As lentes corrigem a dificuldade de foco causada pela presbiopia e devem ser adaptadas às necessidades de cada paciente, principalmente se ele já usa óculos ou lentes de contato para outros problemas de visão.

Para se livrarem dos óculos, as pessoas buscam a cirurgia que pode ser feita de duas formas: trocando-se o cristalino natural por uma lente intraocular ou corrigindo o tamanho da córnea com laser para compensar a falta de elasticidade do cristalino.

No entanto, a possibilidade e o tipo de cirurgia para cada paciente deve ser prescrita pelo oftalmologista, que é o médico indicado para avaliar a melhor opção para cada paciente.

Outros problemas comuns de visão além da presbiopia são miopia, hipermetropia e astigmatismo.