PROBLEMAS DE VISÃO

foto: divulgação

Por: Dr. Vicente Caropreso

04/04/2024 - 10:04 - Atualizada em: 04/04/2024 - 15:54

Milhões de pessoas sofrem com problemas de visão.
Os mais comuns são a presbiopia, a hipermetropia, a miopia e o astigmatismo. A presbiopia ou “vista cansada”, é parte do processo de envelhecimento e faz com que a pessoa tenha de afastar os objetos dos olhos para poder ver, causando a chamada síndrome do braço curto.

A hipermetropia, também é a dificuldade de ver os objetos de perto, mas diferentemente da presbiopia, pode se apresentar em qualquer fase da vida, inclusive na infância.

A miopia é a dificuldade de ver as coisas à distância. É um dos problemas de visão mais comuns. Geralmente se manifesta na infância e progride até a idade adulta, entre os 18 e 21 anos, quando se estabiliza.

O astigmatismo é a dificuldade de colocar em foco os objetos, não importando se ele está longe ou perto, o que leva à perda de nitidez, por mais que se faça esforço para focar.

Pode ocorrer conjuntamente tanto com a miopia quanto com a hipermetropia Hipermetropia, presbiopia, miopia e astigmatismo são classificados como erros de refração, que acontecem quando o feixe de luz é desviado ao atravessar o globo ocular e não chega focado à retina, provocando os problemas de visão.

Todos podem ser corrigidos com o uso de lentes ou por cirurgia.
Outro problema, diferentemente dos causados por erros de refração, é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que atinge cerca de 3 milhões de idosos no Brasil, um problema de visão muito grave, que não pode ser corrigido com lentes ou cirurgia.

Existem dois tipos de degeneração macular: a seca ou atrófica – mais comum, não tem tratamento; e a úmida ou exsudativa, mais grave, mas que pode ser tratada com injeções aplicadas no olho.

O diagnóstico é feito pelo exame do fundo do olho. O principal fator de risco é o envelhecimento. Exposição ao sol, tabagismo, diabetes, hipertensão, histórico familiar e dieta com poucas frutas, legumes e oleaginosas podem agravar o problema.

A DMRI causa distorções visuais e manchas escuras que impedem que se veja o centro da imagem.
Se você tem algum desses sintomas, procure rapidamente o oftalmologista.