O câncer é uma doença que, embora as opções de tratamento tenham avançado muito e se for diagnosticado precocemente tem alta probabilidade de cura, ainda é uma das enfermidades que lidera os índices de mortalidade no país.
Segundo dados do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil deve registar até 2025, mais de 700 mil novos casos de câncer por ano.
Os mais incidentes serão os cânceres de pele, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago – 70% dos casos ocorrerão nas regiões Sul e Sudeste do país.
Embora esses números sejam assustadores, eles podem ser diminuídos, porque mesmo sendo uma doença grave e às vezes sem cura, o câncer pode ser evitado.
É fundamental informar que escolhas saudáveis no estilo de vida podem prevenir o desenvolvimento do câncer, e de outras doenças.
Conheça as dicas do Instituto Nacional do Câncer para auxiliar na prevenção do câncer:
- Acompanhar a saúde do seu corpo por inteiro frequentemente com um médico, monitorando os índices conforme o seu biotipo;
- Ser fisicamente ativo (150 minutos, na semana, de atividade física aeróbica de intensidade moderada);
- Consumir dieta rica em cereais integrais, legumes, frutas e leguminosas;
- Limitar o consumo de fast food e outros alimentos processados ricos em gordura, amido e açúcares;
- Limitar o consumo de carne vermelha (350 a 500g de carne vermelha na semana);
- Evitar carne processada (transformada por meio de salga, cura, fermentação, defumação ou outros processos para melhorar sabor e preservação);
- Limitar o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos adoçados;
- Limitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Evitar cigarros ou qualquer tipo de tabaco, mesmo o cigarro eletrônico;
- Para as mães: se possível, amamentar o seu bebê com o leite materno. Amamentar diminui o risco de ter câncer de mama, pois durante o período de aleitamento, caem as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer na mulher.
Siga essas dicas e viva com saúde.