Prefeitura doa terreno para construção da Casa para mulheres vítimas de violência

Foto: Hilton Silva/Ascom/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

30/06/2023 - 06:06 - Atualizada em: 30/06/2023 - 07:56

A vereadora Nina Santin Camello (PP) informou, na sessão de ontem (29) na Câmara de Jaraguá do Sul, que o prefeito Jair Franzner (MDB) anunciou a assinatura do documento de doação de um terreno para a construção da Casa Izabel, espaço destinado ao acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. O anúncio ocorreu durante um congresso da Rede Feminina de Combate ao Câncer na última terça-feira (27).

A Casa Izabel será administrada voluntariamente pela Associação Beneficente Novo Amanhã, comunidade terapêutica que desde 1998 vem atuando na cidade auxiliando na recuperação de dependentes químicos e agora se propõe a esse novo desafio de trabalhar com o público feminino. Além de fornecer abrigo, o projeto também poderá oferecer atendimento psicológico, orientação jurídica e assistência social, visando a recuperação, o fim do ciclo de violência e a reintegração plena dessas mulheres na sociedade.

Na sessão da terça passada, as vereadoras Nina, Sirley Schappo (Novo) e o vereador Osmair Luiz Gadotti (MDB) fizeram uma indicação legislativa pedindo que o Executivo viabilize a doação de imóvel à Associação Beneficente Novo Amanhã para instalação da Casa Izabel.

Nina adverte que a necessidade de um abrigo para mulheres vítimas de violência ficou ainda mais urgente após o fechamento da Casa da Mulher em Guaramirim. A entidade que sedia a residência pediu o imóvel de volta. A vereadora frisa que o setor de Serviço Social de Jaraguá do Sul encaminhava mulheres vítimas de violência para essa Casa da Mulher, mas que agora não tem mais essa opção.

Segundo a parlamentar, a iniciativa anunciada pelo prefeito Franzner representa um avanço significativo no enfrentamento à violência contra as mulheres na cidade e na região.

Preservação de nascentes

Foi aprovada ontem pelos vereadores jaraguaenses indicação de Osmair Luiz Gadotti (MDB) que solicita ao Executivo Municipal a implantação de um programa permanente de recuperação e preservação de nascentes e mananciais na cidade. O parlamentar afirma que Jaraguá do Sul possui inúmeras nascentes e mananciais espalhadas em todo seu território, mas que atualmente poucas são preservadas ou recebem incentivos para conservação, por falta de políticas e ações públicas.

Segundo Gadotti, o programa a ser criado deve ter continuidade (sem interferência política) ao longo dos anos para que não atrapalhem o andamento dos trabalhos. Ele lembra que Jaraguá do Sul tem o relevo acentuado, com morros, montanhas, serras e que isso proporciona a existência de várias nascentes e ribeirões. Porém, avisa que se toda essa riqueza natural não for preservada, as futuras gerações terão problemas. “O abastecimento depende do nosso cuidado hoje para que no futuro nós possamos ter uma qualidade de vida cada vez melhor”, frisa.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência da proposta.

 

Informações

A Câmara jaraguaense aprovou ontem três requerimentos que convidam o presidente do Grêmio Esportivo Juventus Paulo Marcelino, o diretor da Faculdade Estácio de Sá Antônio Souza Júnior e Leila Modro – diretora de Turismo vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a participarem de sessões no Legislativo. Os três requerimentos apresentados pelos vereadores Jair Pedri, Osmair Gadotti e Nina Santin e Jonathan Reinke foram aprovados por unanimidade e as datas de participação de cada convidado ainda serão definidas.

Secretaria

O deputado federal Ricardo Guidi (PSD) aceitou o convite do governador Jorginho Mello (PL), para assumir a Secretaria de Estado do Meio-Ambiente e Economia Verde. Ricardo ficará 9 meses no cargo. Em nota, o PSD reagiu a decisão e destacou que a decisão de Guidi de aceitar o convite do governador foi pessoal, sem indicação ou qualquer outra articulação do partido. “O partido segue com sua posição de independência em relação ao governo estadual, defendendo os interesses dos catarinenses na Assembleia Legislativa e na Câmara de Deputados”, destaca a nota.