Prazo para regularização do título de eleitor termina na quarta-feira (8)

Foto: Divulgação/TSE

Por: Áurea Arendartchuk

07/05/2024 - 06:05

Termina na quarta-feira (8), o prazo para que os eleitores atualizem ou regularizem sua situação eleitoral. Serviços como emissão de primeiro título, regularização de título cancelado, atualização de dados pessoais e transferência de município ou local de votação só podem ser solicitados até essa data, quando ocorre o fechamento do cadastro para que a Justiça Eleitoral possa organizar o pleito. As vagas de atendimento presencial são limitadas conforme a capacidade de cada cartório eleitoral.

Para emitir o primeiro título, o eleitor deve acessar o site do TRE-SC e agendar o atendimento presencial. Em Santa Catarina, esse atendimento pode ser feito em qualquer um dos cartórios eleitorais, independentemente de onde o eleitor pretende votar.

O alistamento é obrigatório a partir dos 18 anos, mas jovens eleitores de 16 e 17 anos podem tirar o título e exercer seu direito ao voto. Além disso, jovens de 15 anos também já podem se alistar e, se completarem 16 até a data do primeiro turno (6 de outubro), poderão votar no dia.

Transferência e regularização

O eleitor que deseja transferir seu título para votar em um município catarinense, ou então transferir o seu local de votação dentro da mesma cidade, deve, antes de tudo, consultar a sua situação eleitoral e relembrar se possui biometria coletada no cadastro da Justiça Eleitoral. Essa consulta pode ser feita pelo site do TSE, e também no aplicativo e-Título.
O eleitor que já possui o cadastro biométrico pode solicitar a transferência do título pelo site do TRE-SC, por meio do autoatendimento online.

Quem não tem a biometria deve agendar o seu atendimento em qualquer cartório eleitoral para coletar os dados biométricos e então pedir a transferência de município ou local de votação. É necessário apresentar um comprovante de vínculo com o município onde o eleitor deseja votar, podendo esse vínculo ser residencial, familiar, profissional, comunitário ou afetivo.

Já quem está com título cancelado também pode regularizar sua situação pela internet, se já tiver biometria. Caso contrário, é necessário agendar o atendimento presencial.

Em Jaraguá do Sul, o atendimento é feito no Cartório Eleitoral na Rua Ângelo Schiochet, n° 90, no Centro. Antes de comparecer ao local na data e hora marcada, o interessado deve verificar e pagar as multas pendentes.

Mês da conscientização sobre a reciclagem

Maio é o Mês da Conscientização da Importância da Reciclagem em Jaraguá do Sul. A data foi instituída pela lei nº 9.339 de 2023, a partir de uma ideia da vereadora mirim Bianca Ropelato. Ela foi autora de um requerimento que solicitava aos vereadores adultos a criação do Mês e foi atendida.

Durante o período, serão realizados eventos relacionados ao tema, com o intuito de educar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos. Escolas, instituições, empresas e a população em geral estão convidados a participar das atividades.

No Legislativo jaraguaense, a partir do dia 13, será realizada uma exposição no Espaço Culturalda Câmara feita pelos vereadores mirins visando a conscientização sobre o descarte correto de materiais recicláveis. Os jovens parlamentares também farão uma visita a uma cooperativa de reciclagem da cidade no dia 22. A atividade será feita em parceria com o Samae de Jaraguá do Sul, que é responsável pela coleta dos resíduos recicláveis.

 

Mobilização

O deputado Antídio Lunelli (MDB) postou em suas redes sociais a ação realizada pela empresa de sua família, a Lunelli, de mobilização interna. Foram reunidas as doações para envio ao Rio Grande do Sul para ajudar as pessoas afetadas pelas fortes chuvas e alagamentos. Segundo a postagem do parlamentar, o helicóptero da empresa está à disposição para as operações e leva mantimentos, remédios e doações para regiões sem acesso terrestre e que precisam de agilidade. Lunelli também agradeceu às pessoas pela mobilização e destacou esse momento de ajuda.

 

Vetos

Deputados e senadores participam na quinta-feira (9) de sessão do Congresso Nacional para a análise de vetos presidenciais. Será a primeira sessão deliberativa do Congresso Nacional neste ano. Na pauta, estão 32 vetos e dois projetos de lei. Marcada para a semana passada, a sessão foi adiada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), após consenso entre os líderes de bancadas. O governo ainda negocia quais vetos devem ser incluídos na cédula de votação e quais devem ser analisados de forma separada.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.