São incontáveis os benefícios que espaços urbanos úteis geram em todas as dimensões da vida em sociedade. As praças, em particular, são partes indissociáveis de uma cidade. Elas contribuem significativamente, e de forma sustentável, para a coesão social.
Uma das praças mais tradicionais, e que se confunde com a história da nossa cidade, é a Ângelo Piazera. De acordo com registros do Arquivo Histórico Municipal e do próprio acervo do jornal O Correio do Povo, a respectiva Praça foi inaugurada em 4 de outubro de 1941, concomitantemente com o prédio da antiga prefeitura, hoje Museu Emílio da Silva.
Atualmente, ela encontra-se em processo de revitalização e requalificação. Nesta semana iniciou-se a nova etapa de obras do projeto arquitetônico, concentrados, agora, na Praça Histórica, em frente ao citado Museu.
Sob coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, esta obra, que será concluída em meados deste ano, compreende 5,2 mil metros quadrados de intervenção paisagística e outros 640 metros quadrados de reforma e ampliação em alvenaria.
Uma vez concluída, esta importante Praça, localizada no coração da cidade, exibirá uma nova identidade visual, estrutural e funcional, correspondendo aos modernos conceitos de urbanismo, mobilidade e convivência. Será mais uma forma de manter viva na memória da população jaraguaense, nossa rica história.