Por que vale a pena resolver os conflitos familiares? Egoísmo e falta de integridade estão destruindo as famílias

Foto: Freepik

Por: Dr. Hugo Martins de Oliveira

21/08/2024 - 10:08 - Atualizada em: 21/08/2024 - 10:46

Em tempos de mudanças sociais rápidas, um tema que merece nossa atenção é a deterioração das relações familiares. No centro desse fenômeno está um vilão silencioso, mas poderoso: o egoísmo ou o orgulho. Esse foco no “eu” sobre o “nós” corrói os alicerces que sustentam a família saudável.

Você também tem esta percepção?

Identifico uma geração com um “business plan” voltado para alcançar metas pessoais, com uma preocupação excessiva com o crescimento no “ter”, em detrimento do “ser”, o lifestyle social é o foco de prioridade de muitos, concorda?

Não quero, de forma alguma, aparentar ser hipócrita ou desmerecer um dos pilares familiares, que é a segurança econômica. Todos nós queremos melhorar de vida, mas devemos buscar essa melhoria com uma transformação genuína de dentro para fora. O que vem de fora não modifica nosso conteúdo, pode nos danificar e deformar, como vemos as distorções de famílias que estão vivendo tantas crises.

Como pediatra, em milhares de atendimentos, sei que, todas as vezes que os pais trazem seus filhos às consultas, o olhar não deve ser direcionado a um único ponto específico, a queixa do “maior problema”. É necessário considerar todas as áreas da criança, como comportamento, cognição, aprendizado, questões pedagógicas, altura, peso, desenvolvimento craniano e órgãos genitais, avaliando-a por completo para garantir que o desenvolvimento esteja adequado e ampliar a visão para a família, outro ponto é fundamental.

Com o amadurecimento, hoje eu consigo ter consciência de que tudo que cresce de forma desorganizada causa problemas, e isso é válido para a jornada da vida como um todo, não é mesmo?.

Os severos problemas familiares estão sendo gerados por estarmos nos dedicamos prioritariamente ao pilar profissional, gerando desequilíbrio.

Talvez, você se questione, como eu posso identificar isso? Observe a sua agenda, você tem certinho o horário dos seus compromissos profissionais e acaba encaixando a vida pessoal e familiar nas brechas, pela desatenção muitos deixam a vida se levar assim. Para construir maturidade, é necessário estarmos atentos à vida, à família e ao trabalho.

Essa cultura tradicional de gerações em gerações está conduzindo muitas famílias ao cativeiro de uma mentalidade decaída, e nosso esforço deve ser direcionado para a renovação dessa mentalidade e o resgate dos valores do “ser”.

Mas como isso acontece?

E o que podemos fazer para reverter essa tendência?

Um breve relato de uma pai nos meus atendimentos: “Dr. eu me dediquei tanto pela minha empresa durante anos, agora estou com o meu filho doente, a empresa não aceita mais os atestados, ele iniciou o período escolar, tem infecções com certa frequência e agora estou sendo chamado a atenção por faltas e corro o risco de ser demitido”, certamente você faça parte de uma história semelhante a está ou tem algum conhecido.

Como passar o “crachá” profissional e esquecer o nosso pilar familiar para trás? Desafios que todos nós temos a necessidade de aprender a lidar.

Sobre mim

Sou o Dr. Hugo Oliveira, Médico, renomado Palestrante, Treinador e Mentor de Carreira e Desenvolvimento Pessoal com mais de 12 anos de experiência abrangendo diversas áreas da saúde, desde atuação como plantonista, liderança de equipe, professor universitário até gestão. Reconhecido e em destaque nas principais mídias, participei como escritor no maior evento literário brasileiro, a Bienal do Livro do RJ em 2023. Com uma sólida referência profissional, tenho contribuído ativamente, colaborando com profissionais em diversos segmentos na área de saúde. Com expertise em orientar carreiras, sou também um empreendedor social, idealizador, presidente e voluntário no Instituto Oliveira, dedicado ao cuidado integral de crianças e jovens com diagnóstico de câncer e suas famílias. Possuo título de Mestre em Saúde e Meio Ambiente, contribuindo para o avanço e desenvolvimento do setor.

Redes sociais:

 

Notícias no celular

Whatsapp