POR QUE RONCAMOS

foto: divulgação

Por: Dr. Vicente Caropreso

28/03/2024 - 10:03 - Atualizada em: 28/03/2024 - 15:48

Muita gente acha que roncar durante o sono é um hábito comum. Porém, ele pode mascarar alguns problemas de saúde que podem ser sérios.

O ronco acontece, porque os músculos do pescoço ficam relaxados e diminuem o espaço de passagem do ar, provocando o ruído. Isso pode acontecer devido à posição em que a pessoa dorme, nesse caso o ronco é normal.

A vibração dos tecidos pelos quais o ar passa quando respiramos é o motivo de roncarmos. Normalmente, o ruído acontece devido à passagem do ar na parte mole do palato (céu da boca) e na úvula (campainha). Em algumas situações, a língua também vibra e isso deixa o barulho ainda mais alto.

Entretanto, quando ocorrem vibrações muito intensas, é sinal de que há uma patologia instalada, como a apneia, que requer tratamento.

A apneia é a interrupção da respiração por 10 segundos ou mais durante o sono e pode reduzir a oxigenação de vários órgãos. Causa cansaço; irritação; sonolência; perda de reflexo; dificuldade de raciocínio; e alterações hormonais que levam a pessoa a comer mais e engordar.

A apneia pode causar diabetes e hipertensão, e aumentar o risco de doenças cardiovasculares como infarto e AVC. Além disso, a apneia pode provocar a morte de neurônios por falta de oxigenação, causando danos à memória, dificuldades cognitivas, distúrbios afetivos e aumenta o risco de depressão, ansiedade e demência – como o Alzheimer.

As maiores causas do ronco com apneia são a obesidade; o aumento das amígdalas ou da adenoide, o tecido que fica no interior do nariz; desvio do septo nasal; uso de álcool, tranquilizantes e relaxantes musculares; obesidade; gravidez; histórico de doenças alérgicas; alterações no fechamento da laringe; alterações hormonais; pólipos no nariz; palato em forma de ogiva; palato mole e úvula aumentados.

De modo geral, o ronco afeta mais o homem do que a mulher, porque a faringe masculina tem uma predisposição maior à obstrução da passagem, por isso, os homens costumam sofrer mais de apneia do sono.

Se o ronco está atrapalhando o seu sono, procure ajuda médica.