As frases são como arames farpados, há momentos em que elas nos arranham. Arranham para o bem. Acabei de reencontrar uma velha frase, frase atribuída a um famoso médico brasileiro. A frase tem muitos anos, tempos bem diferentes dos dias loucos de hoje. Hoje, uma pessoa viver “fora da casinha” não surpreende a mais ninguém. As pessoas, por desastrosa maioria, estão a viver todo tipo de inquietações emocionais criadas por elas mesmas. A frase de que falei é atribuída ao médico, falecido, Ivo Pitangui, um cirurgião plástico admirável, a começar por sua ética, uma ética hoje em extinção… Pitangui disse que – “Pessoas que se sentem bem consigo mesmas não devem fazer cirurgias plásticas”. Cirurgia plástica era como nos referíamos no passado às “operações” visando a deixar a pessoa mais bonita. A frase desse médico brasileiro tinha que estar pendurada na entrada dos consultórios que hoje fazem as levianas “harmonizações”. E aí entra a psicologia dos bons médicos: quem estiver bem consigo mesmo pode ter o nariz do Pinóquio, as orelhas do Dumbo, os dentes do Drácula, a pessoa vai se sentir bem. E o que vemos por aí? Pessoas silenciosamente, ou nem tanto, desesperadas, mesmo que tendo vigorosa conta bancária. Sabemos que o dinheiro não compra a paz de que precisamos para viver. Para viver, eu disse, não para sobreviver… E dando estas voltas todas, lembro, mais uma vez, da frase da raposa para o pequeno príncipe, quando os dois esperavam pelo trem: – “O essencial é invisível para os olhos, só se vê bem com o coração”! A grande danação é que as pessoas não têm essa beleza interior, a beleza que alonga ou eterniza os casamentos, produz amizades longevas e bem-estar singular às pessoas que vivem essa beleza interna. Se houvesse uma pesquisa mundial com esta pergunta: – Você quer ter beleza por dentro ou por fora? O pesquisador seria surrado, chamado de vagabundo, safado; ora, bolas, quem é que vai querer ser bonito por dentro e feio por fora, ora, bolas… Essa seria a resposta preponderante, senão total, da pesquisa. As pessoas buscam, antes de tudo, enganar a si mesmas com as cansativas e inúteis “harmonizações”. O céu da vida está na beleza interior, porém…
DEUS
E quem somos nós para falar de Deus? Pois é, mas esta semana assisti a uma missa campal em Florianópolis, beira da praia, uma festa com missa. Lá pelas tantas, na pregação do padre, ele falou na “ira” de Deus contra os… vá lá, pecadores, certos pecadores. Espere um pouco, passei anos e anos ouvindo que Deus é perfeito, ora, se Deus é perfeito Dele não pode resultar a ira, que é um pecado capital. Foi o que aprendi nas escolas maristas. Devagar com o andor, “seo” padre!
CASTIGOS
Quem nos dá os “castigos” durante a vida? Muitos desses “castigos” vêm da herança genética que todos temos de nossos pais. De outra parte, os castigos vêm da educação errada que nos deram no “período de molde”, quando não tínhamos juízos de valores, ouvíamos, víamos e… Copiamos. Fora disso, os castigos, isto é, as derrotas e sofrimentos por que passamos vêm dos nossos pensamentos. Ninguém escapa. O mais é invenção…
FALTA DIZER
Qual a melhor hora para ingerir “veneno”? Antes de dormir é que não é… Correto, mas estudos mundiais garantem que a estupenda maioria dos civilizados não dorme sem antes passar bons momentos postando bobagens, lendo idiotices alheias e por aí… Depois se queixam de insônia e sobressaltos emocionais. Parvos.