Volta e meia ele nos bate à porta. Ele quem? O desânimo, não há como escapar, esse “sujeito” anda sempre à nossa espreita, bobeamos, ele nos pega. Há quem viva mais momentos de desânimo que de animação, motivação, elevação existencial, enfim. Muitos vivem assim. Como defesa dizem que têm seus motivos. Nesse caso estamos diante do que em Psicologia se chama de “mecanismos de defesa do ego”. Criamos mentiras inconscientes para nos aliviarmos no consciente. Esses mecanismos inconscientes nos enganam e nos fazem bater o pé e dizer que temos razão. Quem é a mãe do desânimo? Nossa insegurança. Nossa insegurança consciente cria desculpas mentirosas de modo inconsciente, mas todo nosso poder está no consciente. Vamos a um exemplo. Sei que você leitora, você leitor, estão fora dessa fila, a fila dos desanimados, não fosse assim não estariam me ouvindo. Dê uma olha aí em seu redor. Você vê carros, móveis, máquinas, instrumentos de todo tipo, quadros, comidas, roupas, tudo o que você pode ver agora foi um dia um mero pensamento de alguém. Esse pensamento não caiu no desânimo, a pessoa acreditou que de fato tudo lhe era possível… E então, criou aquela máquina ali do canto, criou esta página que você está lendo, a comida que acabou de comer, a cadeira em que está sentada, tudo, tudo o que existe fora da Natureza foi um dia um mero pensamento. Pensamento transformado em realidade. Vale para todos nós; todos temos algum talento, todos, sem exceção. Pode ser um talento socialmente muito “barato”, não importa, mas por esse talento podemos nos realizar. Agora, se abrirmos os braços para o desânimo e para aquelas frases tipo – não vou conseguir, não tenho jeito, não vai dar certo, sou feia, sou sem graça, desculpas para justificar ou criar um desânimo, de fato, não vai dar. Na verdade, medos. Já disse aqui, sem medo não haveria mais o mundo em que vivemos, medo é um preservativo da vida, porém… Medo é também uma destruição da vida, das vidas potenciais. A coragem põe o medo correr, e com ele vai junto o desânimo. Ademais, para tudo na vida, para tudo mesmo, sem exceção, há uma solução. E essa solução está na coragem, jamais no desânimo.
MUDANÇAS
Nada mais difícil do que ouvir e seguir este conselho: – “Mudar a si mesmo, muda o mundo”. Frase que pode ser completada por esta outra, milenar: – “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dificílimo colocar na cabeça que nada é o que é, tudo é o que fazemos do que é… Frase louca? Se acho o vermelho a cor mais bonita, apenas digo o que penso e acho. Mas e se o azul me fizer ganhar na loteria, mudo de preferência?
GANHOS
Há duas razões para alguém começar um negócio, abrir uma empresa: ganhar dinheiro ou realizar um propósito, um ideal. Em SC mais de 250 mil novas empresas foram abertas em 2024, segundo o IBGE. Preponderantemente, jovens abrindo negócios. Só que… apenas uns 10%, e olhe lá, vão sobreviver a mais de um ano. O resto vai fechar. Razão? Desinformações e falta de “braço forte” para persistir e vencer. Despertador faz bem.
FALTA DIZER
Manchete que vem a Organização Mundial da Saúde e do jornal britânico The Economist: – “Avisos de saúde sobre álcool contam só a metade da história”. Entre outras, muitos cânceres de mama e estômago são alicerçados pelo álcool. E no caso dos homens, nem se fala, danação de alto a baixo. Porém, pode virar…