Ninguém pede para nascer, mas… Nascemos. Um verdadeiro sorteio da Natureza esse nascer. Há quem nasça e cresça no bem-bom, sem conhecer as provas de necessidades por que muitos passam. Já outros nascem para sofrer e sofrer em momentos em que o ser humano não tem defesa, como, por exemplo, na infância. Que defesa emocional ou física pode ter uma criança de, digamos, seis anos? Dia destes, larguei tudo e fiquei longo tempo pensando. Uma notícia “comum” no Brasil de hoje. Um homem, que de Homem nada tem, surrando a mulher, a esposa, surrando de um modo brutal. Tudo na frente da filha, uma guriazinha de seis anos. Essa menina, aterrorizada, teve a clareza mental de ligar para a PM e dizer do que a mãe estava sendo vítima. O atendente policial pedia o endereço, o nome da rua onde o fato estava acontecendo, a garotinha não lembrava e gritava pelo nome da rua para a mãe que estava sangrando muito… A mãe não dizia o nome da rua, visivelmente não queria a intervenção policial contra o marido… Tem cabimento? Mas a PM gravou tudo, deu um jeito e chegou lá. Eu imagino a cabeça dessa menininha para o resto da vida, ela nunca vai esquecer, ela vai ter sempre um pé na frente e outro atrás nos relacionamentos, afinal, o pai é uma lembrança eterna em nossas vidas. Contada essa história, mais uma vez preciso lembrar que tudo na vida tem um começo. Um dia, o primeiro dia, esse sujeito que surrava a mulher a surrou “verbalmente”. E assim, aos poucos ou nem tanto, ele foi se prevalecendo da força física e fazendo a mulher calar a boca ou sujeitar-se inteiramente às vontades dele. Tudo na vida tem um começo. A grande danação na vida de muitos, digo mesmo da maioria, é fingir não ver, engolir o sapo. Voltando à menina traumatizada, os adultos precisam ter essa consciência e respeito, o que for feito para uma criança, ou diante dela, nunca mais lhe vai sair da lembrança. Fazer um filho não é um brinquedo de vapt-vupt e deu… É um compromisso para o resto da vida. – Ah, sim, concordo, você tem razão, com esse oceano de gente estúpida que anda por aí, pobres crianças, crianças que não pediram para nascer. Pobrezinhas!
FUGAS
O futuro do Brasil foge do Brasil. Ouça esta, afirmação de um professor de Direito na PUC-SP, jornal de São Paulo: – “A fuga de talentos da ciência brasileira para o exterior precisa ser combatida. Entre os desafios estão a desvalorização da pesquisa e a precariedade das instalações…”. Cumprimentos, professor! Enquanto isso, nos três (simbólicos) poderes não falta nada, abundam penduricalhos, viagens, sobra dinheiro do povinho para eles. Contagem regressiva…
PUDOR
O mundo é todo igual, sem essa de que há povos melhores. A estupidez, por exemplo, não tem fronteiras. Tenho visto imagens de velhos, despudorados, em Paris e Londres sem camisa na rua. Ah, mas está fazendo muito calor na Europa! E desde quando o calor justifica a falta de educação, a estupidez? E o que esses velhos diriam se fossem as mulheres que andassem na rua sem blusa? Velho “disfarçado” de gente boa? A idade não melhora ninguém.
FALTA DIZER
Quanto tempo você precisa para conhecer a personalidade dele ou dela, no namoro que está começando? Todo esse esforço pode ser desmanchado se você for de imediato à casa dele ou dela, sem aviso prévio. O modo como vivemos em casa, nossos pertences, tudo, nos revela na hora. E sem enganos.