Pilates não é fisioterapia e nem 10 sessões

Foto: Freepik

Por: Andreia Chiavini

14/06/2024 - 15:06 - Atualizada em: 14/06/2024 - 15:30

O Pilates é uma excelente ferramenta para ser utilizado como tratamento para diversas patologias. Mas o que é necessário entender, que o método Pilates é um método de Condicionamento Físico. Isso mesmo. Ele condiciona o corpo a voltar a ser um corpo funcional, forte e saudável. Sendo assim, a reabilitação acontece.

Mas para isso acontecer, a prática deve ser regular e ser mantida por um período de tempo que vá suprir todas as necessidades diárias que esse corpo apresenta. Quanto tempo? Não existe um tempo definido, a prática pode ser realizada por uma vida inteira.

As tradicionais 10 sessões não se encaixam no Pilates, pois em 10 aulas, o aluno ainda está entendendo como o método funciona e não tem como um corpo que está 20, 30, 50, 60 anos sofrendo diariamente pelo seu uso, pelo seu desgaste, conseguir perceber o ajuste e as conexões, em 10 “sessões”.

É um método onde temos a oportunidade de resgatar o autoconhecimento e descobrir o que nem sabíamos de nós mesmos. É um processo aonde vamos aos poucos, nos libertando de todas as amarras que criamos, das limitações, das tensões, do estresse, das crenças e da ansiedade. Da postura criada com o uso excessivo do celular, do computador, da cadeira, do sedentarismo.

São anos construindo essas descompensações e esses desalinhamentos. O corpo nem sabe mais como ele era, e nem você se lembra. Com essa liberdade, as dores diminuem, pois o corpo sente e entende a sua individualidade e as infinitas possibilidades que ele tem.

O corpo volta a ter saúde, a ter vida, a ter disposição e a ter vontade de se mover, as conexões são criadas da cabeça ao pé e você volta a ter controle sobre você mesmo.

Foi criado esse estigma que Pilates é fisioterapia, mas ele não é.

Pilates é uma continuidade tanto para quem pratica como para o profissional que trabalha com o método. É ensinar e aprender, é se conectar com todos os detalhes que o método tem. É buscar o entendimento e a sabedoria de Joseph Pilates que criou o método, quando ele desenvolveu os exercícios.

Não são exercícios soltos, aleatórios, é a ciência do movimento que se encaixa a cada exercício e sequencia. É sobre ajudar o outro a avançar, a passar de nível, a evoluir.

Tem haver com ajudar o outro a sentir menos dores, com devolver o outro ao mundo, tem haver em devolver o outro a vida. Tem haver em o profissional colocar suas energias no lugar certo e saber o que está fazendo.

O Pilates é um resgate do amor próprio, é ter liberdade para viver a vida sem sofrer com os esforços diários, é um reencontro de você com o que você traz dentro de si, mesmo com tantos anos de convivência.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Andreia Chiavini

Fisioterapeuta especialista em Fisiologista do Exercício e Certificada em Pilates, TRX e RPG. Crefito: 77269-F.