Considerado o estado mais conservador do Brasil, Santa Catarina entregou números expressivos à direita na eleição de 2022, na disputa à presidência da República. No primeiro turno, Jair Bolsonaro (PL) superou Lula (PT) por 62,2 % a 29,5% dos votos válidos. No segundo turno, JB fez 69,2% contra 30,7%. Passados quase quatro anos, e sem o principal líder da direita no páreo, o cenário é outro. A pesquisa Neokemp, divulgada na sexta-feira (com 1,2 mil entrevistados em 95 cidades de SC, com margem de erro de 2,8%), apontou, na espontânea – onde os nomes não são apresentados – Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 30,2%, Flávio Bolsonaro (PL) com 27,9% e Lula com 26,3%. Na estimulada, com nomes à mostra – e sem Flávio Bolsonaro -, Ratinho Jr. (PSD) tem 30,2%, Tarcísio 26,1% e Lula 25,9%. A leitura imediata é a preferência por conservadores e Lula mantendo seu padrão. Mas outro olhar indica que a divisão da direita cria um empate técnico. Vale lembrar que ainda faltam pouco mais de 10 meses para o pleito e com a máquina na mão, quem tá no poder pode crescer.
Campanha
As pesquisas eleitorais são importantes para mostrar tendências, mas são sempre fotografias do momento. Os partidos têm até 5 de agosto para realizarem suas convenções. As propagandas eleitorais começam em 16 de agosto nas ruas e na internet; e em 2 de setembro no rádio e na TV. O primeiro turno será em 4 de outubro. Ou seja, o cenário está aberto.
Consolidado
Flávio Bolsonaro aparece como um dos preferidos do eleitor conservador de SC desde setembro, quando na pesquisa espontânea superava Lula com 37,3% a 21,3%. Liderança mantida em outubro, apesar de queda (27,9% a 25,7%). Em novembro, o nome de FB não apareceu, sendo substituído por Tarcísio, que superou Lula por 39,6% contra 27,2%.
Padrão
Apesar do empate técnico e da possibilidade de crescimento, Lula não conseguiu chegar próximo dos 30% das preferências em nenhum dos levantamentos da Neokemp. O dever de casa do PT é escolher bem a nominata e amarrar coligações fortes para tentar repetir 2022, quando chegou ao 2º turno na eleição de governador e abocanhou votos improváveis para Lula.
Fato novo

Foto: Divulgação/Governo do Paraná
O fato novo apresentado no levantamento da Neokemp é Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná. Na pesquisa estimulada, ele lidera com 30,2%, tendo Tarcísio com 26,1% e Lula com 25,9%. Antes, Ratinho Jr havia aparecido, na espontânea, em terceiro lugar em setembro e outubro (19.4% e 23,1%, respectivamente). Um nome que não pode ser descartado nos próximos meses.