Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

– PÉS NA AREIA E OLHOS NO HORIZONTE –

Foto: divulgação

Por: Emílio Da Silva Neto

18/11/2024 - 11:11 - Atualizada em: 18/11/2024 - 15:06

A palavra “Heimat”, em alemão, não tem exatamente uma tradução para o português. Embora muitos a traduzam como “cidade natal”, ela é mais que isso: pode-se entendê- la como aquele lugar onde “nos sentimos em casa, à vontade, onde nos criamos, constituímos família, fizemos carreira profissional, construímos nosso patrimônio e formamos um ciclo de amizades”. Até pode ser a cidade onde nascemos mesmo, mas, nem sempre é assim.

No meu caso, nascido em Florianópolis, a “100 passos” da Catedral Metropolitana da capital catarinense, minha “Heimat” é Jaraguá do Sul, onde vivo desde 1979, cujo único defeito, sempre disse, comparativamente à terra dos “Manezinhos da Ilha”, é ser rodeada de morros (onde, até moro num deles … rsrsrs) e não de mar. Eita !!!

Assim, face às incontáveis viagens a serviço e devido ao Doutorado Brasil/UFSC – Alemanha/RheinMain Hochschule, cada vez que eu passava pelo trevo de Balneário Piçarras, na volta para a minha “Heimat”, eu entrava na cidade, para correr na praia e tomar um banho de mar, antes de seguir em frente, às vezes, até mesmo, tarde da noite, após as 22h00. Tudo pelo meu amor, saudade e dependência à orla marítima.

Algo também a ver com a minha personalidade, sempre super “pés-no-chão” e “cabeça no infinito”. Haja !!!

Sabe-se que estar junto à orla, andar descalço na areia da praia e olhar o encontro do céu com o horizonte fazem muito bem à saúde física e emocional. “Que o diga” o saudoso empresário do segmento de transporte de cargas, BERTOLDO JUNCKES, sogro do Prefeito JOSÉ JAIR FRANZNER. Quando a pressão dele estava beirando 20 por 12, ele descia para Barra Velha e ela, a pressão, descia junto: aliás, despencava para uma pressão de jovem (12 por 08) … show !!!

Andar descalço na areia da praia traz muitos benefícios psicológicos e fisiológicos, relembrando nossa relação primitiva com a natureza e proporcionando uma sensação de pertencimento e equilíbrio, o que nos afasta do estresse.

Andar descalço na areia, contemplar o mar encontrando-se com o horizonte e apreciar cada onda que se quebra, eis uma forma “logo ali” de soltar preocupações e abraçar a tranquilidade …

Além disso, andar descalço na areia é uma forma excelente de exercício, pois a areia instável oferece uma resistência natural – e sem os impactos agressivos de uma superfície dura – que fortalece as articulações, os músculos das pernas e os pés, contribuindo para a prevenção de lesões.

Ainda, a areia atua como um massageador natural dos pés, estimulando a circulação sanguínea, ajudando a oxigenar as células do corpo e promovendo uma sensação de revitalização.

Outro aspecto importante, que me é especial (por eu ser uma pessoa “alta voltagem”) é o conceito de “grounding” ou “earthing”, que se refere ao ato do aterramento (“dar o terra”), equilibrando os níveis de eletricidade no corpo, promovendo, assim, a saúde geral.

Em suma, andar descalço na areia da praia vai muito além de uma simples atividade recreativa, pois reúne uma série de benefícios físicos, psicológicos e sociais, tornando-se uma maneira eficaz de promover a saúde e o bem-estar.

Mas, espera aí !!! na orla, há ainda outros algos “tão importantes quanto”: por exemplo, a contemplação do mar encontrando-se com o horizonte !!! … um convite à introspecção, pois a imensidão da água e a linha do céu nos fazem sentir pequenos, mas também conectados a algo maior.

Essa vista acalma a mente, traz clareza e nos lembra da beleza efêmera da vida. E, a cada onda que se quebra, somos inspirados a soltar preocupações e abraçar a tranquilidade, permitindo que a paz interior floresça, surgindo momentos de renovação, onde podemos sonhar, refletir e nos reconectar com o nosso verdadeiro eu.

Isto tudo me fez recordar (e agradecer, mais uma vez) a colega BERNARDETE PERSCH, Chefe da Montagem de Relés Térmicos WEG, que escreveu, emocionada, em sua carta de despedida, quando eu saí da empresa, em maio de 1992, para o sonho (ou pesadelo ?) de ser empresário: “meu “irmão” mais velho… se um dia tudo lhe parecer perdido, levante os olhos do chão e olhe … o horizonte” !!!

É o que mais tenho feito !!!

Livros 1/Insights, 2/Flashes, 3/Pitches e 4/Highlights,
disponíveis na Grafipel/Jaraguá do Sul
Também, com dedicatória personalizada, diretamente com o Autor

𝕰𝖒𝖎́𝖑𝖎𝖔 𝕯𝖆 𝕾𝖎𝖑𝖛𝖆 𝕹𝖊𝖙𝖔
PhD/Dr.Ing, Pós-Doc, Ex-Diretor Superintendente WEG

www.consultoria3s.com (Governança, Profissionalização e Sucessão Empresarial Familiar)
www.fdc.org.br (Qualificando a Orientador e Professor)
www.arcoirisespecialidades.com (Cofundador)
https://ocp.news/colunista/emilio-silva (“Excelência no Dia a Dia”)

emiliodsneto (FaceBook/Instagram/LinkedIn/YouTube)
[email protected]
47 9 9977 9595

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Emílio Da Silva Neto

Consultor especializado em profissionalização, governança e sucessão empresarial familiar. Com vasta experiência, Emílio da Silva Neto é PhD/Dr.Ing, Pós-Doc, Industrial, Consultor, Conselheiro, Palestrante, Professor e Sócio da 3S Consultoria Empresarial Familiar. Redes sociais: emiliodsneto | www.consultoria3s.com