Nenhum ambiente de trabalho pode se tornar uma … “casa da mãe Joana”, pois onde cada um faz o que quer, sem regras claras ou responsabilidade definida, o trabalho rapidamente se torna improdutivo e caótico.
Sim, uma empresa precisa de ordem, processos e limites para funcionar bem, isso não significando rigidez excessiva, mas clareza de papéis, respeito às normas e compromisso coletivo com os resultados.
Em outras palavras, em toda “casa da mãe Joana”, surgem atrasos, retrabalhos e conflitos, corroendo a confiança entre colegas e a credibilidade da empresa.
Já, quando todos compreendem que liberdade só funciona com responsabilidade, o trabalho flui com eficiência e respeito mútuo, evitando-se, assim, o improviso descontrolado, bem como, construindo-se um ambiente profissional sólido.
Assim, com criatividade e disciplina caminhando juntas, lado a lado, rumo ao sucesso, metaforicamente, a criatividade é como o foguete e a disciplina como o combustível, onde, sem um dos dois, não há … decolagem!