Uma das datas mais gostosas do ano está chegando, a Páscoa! E com a chegada dela, as dúvidas começam a aparecer com relação aos chocolates. E a resposta é que nenhum alimento de forma isolada terá o poder de te fazer engordar.
Mas existem formas mais inteligentes de consumir o chocolate. Quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate, menos açúcar e leite terão na composição. O cacau é um alimento rico em substâncias antioxidantes, faz bem ao coração e previne o envelhecimento precoce se consumido com moderação, cerca de 25g – uma barra pequena (para pessoas em processo de emagrecimento essa porção provavelmente deverá ser menor).
Porém, quanto menor a porcentagem de cacau, maior será a quantidade de açúcar e leite, o que torna um alimento sem efeitos benéficos à saúde. O chocolate branco por exemplo não é um chocolate, é feito com a manteiga do cacau, a gordura!
É claro que, mesmo o chocolate sendo considerado mais saudável, não significa que você poderá comer à vontade. Isso porque os chocolates com os melhores ingredientes, tem tantas calorias quanto os chocolates menos saudáveis. Por isso a grande chave é o equilíbrio. Veja mais algumas dicas para aproveitar essa data sem culpa:
Você não precisa comprar o “ovo fit”. Compre o ovo que você mais quiser comer.
Não coma tudo de uma vez só. Divida o ovo em porções menores para consumir um pouco por dia.
Evite comer doces de barriga vazia. Prefira comê-los depois das grandes refeições (almoço e jantar) para reduzir o impacto glicêmico e as chances de exageros.
Guarde o chocolate fora do seu campo de visão, para você não ficar olhando para ele com vontade de “comer só um pedacinho” o dia todo.
Coma com atenção, saboreando cada pedaço. Isso ajuda na percepção de saciedade e satisfação.
Não se culpe! O que vai definir os seus resultados é o que você faz na maior parte do ano, não nas datas comemorativas.
Siga essas dicas e aproveite a data com moderação. Desejo uma Feliz Páscoa a todos!