Parceria pública para economia de energia elétrica estadual

Por: Editorial

30/11/2023 - 06:11

 

Um Estado eficaz deve sempre focar na eficiência de sua gestão e buscar a redução de custos de sua estrutura, sem comprometer, obviamente, a qualidade de seus serviços. É fundamental reconhecer que a eficiência na gestão e a redução de custos, são objetivos importantes para qualquer organização, incluindo o Estado.

A busca por uma administração mais enxuta e eficiente sempre resulta em economias significativas, permitindo que os recursos sejam direcionados para áreas prioritárias, como saúde, educação, segurança e sustentabilidade. Entretanto, a redução de custos deve ser feita com inteligência.

Não pode ser de forma indiscriminada, sem considerar os impactos nas políticas públicas e na vida dos cidadãos. É preciso encontrar o equilíbrio da equação ‘eficiência’ e ‘produtividade’ com o ‘custo adequado’. Isso pressupõe evitar desperdícios, promover parcerias inteligentes, e direcionar os recursos com prudência e transparência, garantindo que o dinheiro público seja utilizado da melhor maneira possível.

Fundamentado nessas premissas, o Governo do Estado de Santa Catarina e a Celesc assinaram, na terça-feira (28), um acordo de cooperação técnica que prevê uma economia de energia de aproximadamente R$ 70 milhões, no período de cinco anos, para a administração estadual.

A parceria prevê a troca de experiências na gestão da energia consumida pelos órgãos do Poder Executivo, buscando a eficiência, a redução das despesas do Estado com a energia elétrica, e a possibilidade de desenvolvimento de novos negócios pela Celesc, atuando no mercado livre e na implantação de fazendas solares. Valorosa iniciativa.